Nokia Networks testa sistema que utiliza o LTE para transmitir TV

1 min de leitura
Imagem de: Nokia Networks testa sistema que utiliza o LTE para transmitir TV

A Nokia Networks está testando um novo modo de transmissão de TV baseado na tecnologia LTE. A empresa é pioneira na área e fechou um acordo com uma série de parceiros mundiais para testar a transmissão desse tipo em áreas mais amplas, utilizando uma única frequência LTE no espectro UHF.

Todas as estações rádio-base usam uma única frequência de rede (SFN – Single Frequency Network) para transmitir conteúdo televisivo, o que maximiza o número de canais de TV com transmissão simultânea em uma grande área geográfica dentro de uma determinada quantidade de espectro.

Mais eficiência

A transmissão é uma tecnologia que operadoras poderão usar através da distribuição do sinal de TV sobre a infraestrutura existente de banda larga móvel, permitindo serviço de TV aberta ou por assinatura. Os clientes poderão assistir TV no celular sem comprometer o plano de dados móveis e o sinal de rede.

De acordo com Hossein Moiin, diretor de tecnologia da Nokia Networks, esse formato permite que vários usuários recebam o mesmo sinal, resultando em uma utilização mais eficiente do espectro, que não precisa ser dedicado somente à transmissão de banda larga, mas pode servir a ambos. Isso vai ajudar a expandir os serviços de banda larga e TV pelo celular.

Os primeiros testes foram realizados em julho em Munique, na Alemanha, e provaram que o LTE pode ser utilizado para complementar e fornecer outra opção para os padrões de distribuição de TV digital regional.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.