Embora o mundo da tecnologia esteja repleto de elementos que parecem ser simplesmente estranhos, muitos deles apresentam potencial para mudar completamente nossas vidas. Exemplo disso é o GravitySpace, um chão interativo que cria um mundo virtual interativo que espelha as pessoas e objetos localizados dentro de um ambiente.

Desenvolvido pelo Hasso-Plattner Institute em parceria com a Microsoft Research, a tecnologia sensível à pressão é capaz de gerar imagens tridimensionais de qualquer pessoa que pise sobre o chão. A técnica é capaz inclusive de reproduzir em tempo real praticamente qualquer ação do indivíduo que interage com ela.

(Fonte da imagem: Divulgação/Hasso-Platner Institute)

Para conseguir o efeito, o GravitySpace combina elementos como um projetor de alta resolução e LEDs infravermelhos responsáveis pela detecção dos objetos que estão em um local. Segundo os criadores do projeto, ele foi desenvolvido com o objetivo de permitir o controle de funções comuns a um lar, embora não seja descartada a ideia de usá-lo como uma forma de proporcionar novos meios de interagir com jogos eletrônicos.

Cupons de desconto TecMundo: