Veja incríveis imagens em gigapixel da máquina que foi a precursora dos computadores digitais atuais

1 min de leitura
Imagem de: Veja incríveis imagens em gigapixel da máquina que foi a precursora dos computadores digitais atuais

(Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

No século 19, Charles Babbage projetou o primeiro computador de uso geral da história. O cientista, matemático e professor da Universidade de Cambridge foi o criador do precursor mecânico para o computador digital que conhecemos — tanto que o desenho e a estrutura básica da invenção de Babbage fazem parte dos computadores que usamos hoje, mesmo após mais de um século.

No caso, o cientista criou a denominada Máquina Diferencial, visando automatizar a produção de cálculos matemáticos. Um segundo e aperfeiçoado modelo da máquina também foi planejado, mas Babbage se tornou incapaz de executar e concluir seu projeto enquanto estava vivo — especialmente pelas ferramentas e componentes necessários para tirar as invenções do papel estarem muito à frente da sua época.

Séculos depois, outros cientistas se empenharam em reconstruir os planos do segundo modelo da Máquina Diferencial, e o resultado pode ser visto por você com riqueza de detalhes a partir de imagens em gigapixel que estão sendo disponibilizadas na internet.

As fotografias foram tiradas de uma exposição do Computer History Museum e surpreendem pela beleza dos detalhes retratados. Ainda é possível ver, no vídeo acima, a grande máquina em funcionamento.

Para analisar todas as imagens em gigapixel da Máquina Diferencial de Charles Babbage, clique aqui.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.