Cientistas brasileiros criam borracha em pó a partir de látex sintético

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas brasileiros criam borracha em pó a partir de látex sintético

(Fonte da imagem: IPT)

O IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) está realizando um estudo para a criação de borracha em pó, tendo como base o uso de látex sintético.

O projeto pretende criar uma forma viável para a produção da borracha em pó a partir do látex sintético, que seria aplicado como matéria-prima modificadora em produtos plásticos, aumentando sua resistência.

A obtenção de pó ultrafino de borracha é alcançada através de um processo que, atualmente, é caro, demanda uma infraestrutura muito grande e é nocivo à saúde dos trabalhadores. O estudo do IPT pretende desenvolver uma maneira barata, industrializada e de baixo risco para a criação da mesma matéria-prima.

A borracha em pó ultrafina é uma alternativa simples ao uso do material em bloco. Enquanto os blocos necessitam de processos de moagem e pulverização para serem utilizados, o pó permite a adição direta aos processos industriais.

O estudo, que começou no primeiro semestre de 2011, deve ser encerrado em abril de 2013, mas os bons resultados obtidos já permitiram que uma patente fosse requerida para o processo.

Fonte: IPT

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.