Quem leu os livros ou assistiu aos filmes da série Harry Potter certamente deve ter ficado com vontade de possuir algum dos diversos objetos mágicos descritos na obra, sobretudo a Capa da Invisibilidade.

Porém, o que pouca gente sabe é que o manto realmente existe, como o próprio Tecmundo já noticiou anteriormente. Contudo, não se trata de feitiçaria, mas tecnologia e de uma pitada de ilusão de ótica.

Embora o vídeo acima nos faça acreditar que realmente podemos enxergar através da pessoa, a novidade desenvolvida pela Universidade de Tóquio faz com que você tenha a falsa sensação de transparência ao olhar para a suposta capa mágica. Batizada de Tecnologia de Projeção Retro-refletida, em uma tradução livre, ela é feita de um material semelhante a vidro que é capaz de refletir a luz em uma única direção em vez de refratá-la em várias outras.

(Fonte da imagem: The Creator Project)

Além disso, a “Capa da Transparência” também possui uma câmera posicionada em suas costas para capturar as imagens que estão atrás da pessoa. Esse registro é processado em um computador e enviado a um projetor que faz com que o cenário que está atrás do indivíduo possa ser visto. Com o auxílio de um pequeno espelho, a luz é direcionada de modo que tenhamos a sensação de invisibilidade.

Qual a aplicação real disso?

Se não se trata de uma Capa da Invisibilidade real, para que serve essa tecnologia? De fato, o intuito dos pesquisadores japoneses não é criar um passaporte para Hogwarts, mas desenvolver soluções para evitar que a presença de um objeto dificulte a visualização. É o caso de aviões, que podem ter seu chão “apagado” para que pilotos tenham uma maior visibilidade na hora de pousar a nave.

Cupons de desconto TecMundo: