(Fonte da imagem: Divulgação/Sony Pictures)

Seu sonho de criança pode estar prestes a se tornar realidade. Cientistas do Instituto de Zoologia da Alemanha desenvolveram uma nova fita adesiva cuja aderência não deve em nada aos poderes do Homem-Aranha.

A tecnologia foi desenvolvida a partir de estudos feitos com patas de diversos insetos a fim de criar um material resistente e que pudesse ser reutilizado diversas vezes. O resultado obtido foi um material praticamente invisível que, graças ao seu formato de cogumelo, possui uma propriedade de “colagem” capaz de suportar o peso de um adulto com facilidade.

Além disso, a fita ainda pode ser usada em vários tipos de superfícies, incluindo aquelas em que os adesivos tradicionais não podem ser usados. É o caso do vidro, objetos embaixo d’água e até mesmo o próprio corpo humano.

Desse modo, o novo material também pode ser usado na medicina, principalmente na área pós-cirúrgica, por conta de propriedade de reutilização do adesivo. Os pesquisadores ainda sugerem que a robótica também pode ser beneficiada, permitindo que pequenas máquinas escalem paredes.

Já sobre a comercialização da novidade, o chefe do projeto, Stanislav Gorb, afirmou que a empresa alemã Binder possui os direitos de fabricação. Nenhuma data foi comentada.  

Cupons de desconto TecMundo: