LTE-Advanced, o próximo passo da Banda Larga Móvel

1 min de leitura
Imagem de: LTE-Advanced, o próximo passo da Banda Larga Móvel

O próximo passo no desenvolvimento tecnológico da banda larga móvel, de acordo com a 5G Americas, é o LTE-Advanced (LTE-A), tal como foi definido pelo 3GPP, é a evolução natural das redes LTE que atualmente estão sendo implantadas ao redor do mundo. A chegada da LTE-A trará consigo vários benefícios, entre os quais se pode mencionar que atinge velocidades pico teóricas de até 1,2 Gbps na ligação descendente (downlink) e até 568 Mbps na ligação ascendente (uplink).

A fim de fazer uso mais eficiente do espectro radioelétrico, a LTE-A permite a agregação de portadoras (Carrier Aggregation) possibilitando às operadoras combinar diferentes blocos de espectro radioelétrico para oferecer taxas de transferência muito mais elevadas, obtendo assim maior flexibilidade para administrar um ativo limitado, como são as frequências de rádio.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Embora, no momento, existam apenas oito redes comerciais de LTE-A nas Américas (3 no Canadá; 4 nos EUA; e 1 em Porto Rico), nos últimos 12 meses têm sido realizados testes dessa tecnologia em mercados como Argentina, Chile e Brasil. Espera-se que estes mercados, em conjunto com a Colômbia, México e Uruguai, liderem a implantação de LTE-A na América Latina.

Um avanço significativo presente na LTE-A é a melhora na capacidade das antenas. Utilizando técnicas de transmissão MIMO ( Multiple-Input Multiple-Output), a LTE-A possibilita a comunicação entre as estações base com os dispositivos em várias camadas, contribuindo também para proporcionar altas velocidades de transmissão e utilização mais eficiente do espectro. Outro aspecto favorável para a rápida adoção da LTE-A é ser compatível com a LTE, em outras palavras, os dispositivos LTE atuais funcionarão em redes LTE-Adavnced, e os dispositivos LTE-Advanced funcionarão em redes LTE anteriores.

Preparando o caminho para a 5G

A LTE-A oferece suporte para as redes heterogêneas (HetNet), um conceito fundamental na implantação de redes da próxima geração, que combina as “macro-células” das estações base tradicionais com as denominadas “pequenas células” (small cells), incluindo pico células ou células metro e Femto-células, estações base de menores dimensões e alcance.

Ainda assim, a LTE-A continuará evoluindo através da chamada LTE-Advanced Pro, dando continuidade aos trabalhos de normatização e pré-padronização das tecnologias IMT 2020 (popularmente denominadas 5G). Se prevê que as tecnologias 5G padronizadas serão interoperáveis com as redes LTE atuais. Desta forma, se permite uma transição continua e sem interrupções na experiência do usuário que acesse os serviços de banda larga móvel.

Via assessoria

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.