Q-Warrior: ‘Google Glass militar’ traz interface de games ao mundo real

1 min de leitura
Imagem de: Q-Warrior: ‘Google Glass militar’ traz interface de games ao mundo real
Imagem: Krigeren

O sucessor da impressionante interface holográfica criada pela DARPA acaba de surgir. O Q-Warrior, também feito pela BAE Systems, consiste em uma “versão militar” do Google Glass, com um sistema de projeção que traz uma série de informações sobre o campo de batalha em uma tela transparente que fica sobre o olho esquerdo do soldado.

Uma vez que estamos falando de uma tela translúcida, o Q-Warrior sobrepõe as informações com o que você enxerga no campo de batalha. Como resultado, a visão do campo de batalha acaba se tornando como a de um game: pontos de interesse ficam em destaque na sua visão, bem como aliados (marcados em azul) ou inimigos (marcados em vermelho).

As mais impressionantes tecnologias militares Comente no Fórum do TecMundo

Graças a isso, coordenar uma ação para um soldado se torna muito mais fácil, já que ele pode ver que outro aliado já está devidamente posicionado detrás de uma parede, por exemplo, ou destacá-lo em ambientes mal iluminados. E o melhor de tudo é que o soldado não precisa perder um instante olhando para a tela de um tablet, smartphone ou outro dispositivo, como faria antes, permitindo a ele manter-se atento aos arredores enquanto vê a informação.

Mas será que ele funciona mesmo, como prometido? Basta conferir o vídeo abaixo para ter a resposta – e ver como a tecnologia atua, na prática, para um soldado.

Como se não fosse suficiente, o Q-Warrior ainda pode ser utilizado em conjunto de veículos controlados remotamente (drones, por exemplo) para ver os arredores e ainda manter-se atento à missão. Até mesmo pilotos de naves podem se beneficiar do sistema, vale notar, já que conseguem saber exatamente onde é o alvo de sua missão.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.