Hovercraft militar que atracou na Rússia é o maior do mundo

1 min de leitura
Imagem de: Hovercraft militar que atracou na Rússia é o maior do mundo

A Rússia foi palco de uma das maiores bizarrices presenciadas durante todo o mês de agosto: um colossal hovercraft militar desviou de sua rota e acabou atracando em uma praia repleta de banhistas inocentes.

Não é preciso sequer comentar o pânico sentido pelos russos no momento em que a embarcação gigantesca se aproxima em uma velocidade bem perigosa: embora alguns tenham tido coragem de fotografar e filmar o episódio, a maioria dos presentes correu o mais rápido que puderam para escapar das ondas de água provocadas pelas hélices do veículo.

Felizmente, ninguém saiu ferido e o vídeo reproduzido acima repercutiu nas redes sociais com uma velocidade impressionante. O que muitos não sabem é que o modelo do aerobarco em questão – conhecido simplesmente como Zubr – é também considerado como o maior do mundo desde 2012, medindo 57 metros de comprimento e 25 metros de altura.

(Fonte da imagem: Reprodução/Gigantes do Mundo)

Carga pesada

Utilizado sobretudo pela marinha russa, o Zubr pode transportar três tanques de guerra (de até 150 toneladas cada), oito tanques anfíbios ou cerca de 500 soldados. Atualmente, há apenas nove hovercrafts desse modelo em atividade: eles podem deslocar-se em uma velocidade de 63 nós, impulsionados por três turbinas de 5,5 metros de diâmetro.

Para completar o pacote, vale observar que os modelos geralmente são equipados com dois canhões AK-630 e três tipos diferentes de lança-mísseis (dois deles dotados de rastreamento térmico). Você pode conferir mais fotografias desse gigante de guerra na galeria de imagens abaixo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.