Visionário: em seu aniversário de 60 anos, Steve Jobs é citado por Tim Cook

2 min de leitura
Imagem de: Visionário: em seu aniversário de 60 anos, Steve Jobs é citado por Tim Cook
Imagem: Mashable

Independentemente de você, caro leitor, ser um entusiasta ou não dos produtos oferecidos pela Apple, é difícil negar o impacto que uma de suas principais figuras públicas, Steve Jobs, teve no mundo da tecnologia. Esta terça-feira (24), marcaria o aniversário de 60 anos do visionário cofundador da empresa, responsável pela criação de produtos marcantes como iPod, iPhone e tantos outros. Jobs faleceu em outubro de 2011, vítima de uma longa batalha contra um caso raro de câncer pancreático.

Ainda jovem, em 1976, o amante da tecnologia se aliou a Steve Wozniak e Ronald Wayne para criar a Apple, que, diferente de hoje, tinha uma sede humilde na garagem da casa de infância de Jobs, na Califórnia. Apostando todas suas fichas em um computador pessoal barato e fácil de usar, o empresário norte-americano emplacou com grande sucesso o Macintosh. Apesar disso, Jobs foi retirado da presidência da companhia que ajudou a criar em 1985 e depois de algumas disputas acabou saindo para abrir outro negócio.

Mesmo não estando em uma situação tão estável no mercado, em 1997 a Apple acabou por adquirir a NeXT Computer, que era exatamente a empresa presidida por Jobs desde sua saída da Companhia da Maçã. De olho na experiência do empresário, Jobs foi trazido para o posto de CEO, e, a partir daí, começou os negócios voltaram a entrar nos trilhos. A criação dos tocadores de bolso da linha iPod, por exemplo, abriu as portas para o desenvolvimento de itens que apostavam no design e na funcionalidade para conquistar o público.

Avançando no tempo, tivemos o sucesso absolutos dos iPhones, o lançamento dos iPads junto da popularização dos tablets e um avanço nos computadores de mesa e notebooks criados pela empresa – assim como de seu sistema operacional. Tudo isso ocorreu sob a tutela de Jobs e acabou valorizando cada vez mais a companhia, que neste ano comemorou a marca história de mais de US$ 700 bilhões de valor de mercado.

Deixando o caminho pronto

Genial até pouco antes de partir, Jobs indicou Tim Cook como seu sucessor, e, ao que tudo indica, a decisão foi mais do que acertada. Cook mantém o bom momento da companhia, já despachou novas versões dos principais produtos da casa e se prepara para lançar o primeiro projeto sob seu comando: o Apple Watch. Para agradecer o amigo e mentor, e lembrar do seu legado, o novo presidente da Apple publicou um Tweet especial nesta manhã.

A mensagem, acompanhada de uma foto do antigo CEO, trazia uma mensagem que pode ser traduzida como “Relembrando Steve, que completaria 60 anos hoje: ‘A única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz’”. A frase faz referência direta ao discurso motivacional feito pelo empresário na Universidade de Stanford, em 2005.

Deixamos aqui os nossos parabéns para Steve Paul Jobs em seu aniversário de 60 anos, e fica o desejo para as suas ideias – e a de outros visionários – continuem a estimular o desenvolvimento de produtos cada vez melhores para os consumidores.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.