Genial: startup usa calor de servidores para aquecer casas holandesas

1 min de leitura
Imagem de: Genial: startup usa calor de servidores para aquecer casas holandesas

Uma startup holandesa resolveu lidar com o problema de superaquecimento de servidores e data centers de um jeito bastante criativo e consideravelmente inusitado: utilizando o calor dessas máquinas para criar um sistema de aquecimento para a população local.

Enquanto muitas empresas do setor têm sofrido para minimizar o impacto de suas “fazendas” de computação ou armazenamento – migrando servidores para regiões mais frias ou até mesmo para debaixo d’água –, a Nerdalize resolveu transformar o problema em uma oportunidade de negócios.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O funcionamento do projeto é bem simples: a startup instala um server na sua casa e aluga esse espaço para outras companhias. Com isso, o dono do imóvel pode esquentar água encanada, por exemplo, enquanto o cliente corporativo adquire um data center com custos bem menores que os usuais. A Nerdalize, claro, abocanha uma porcentagem do pagamento.

Visionário, mas com ressalvas

A iniciativa deve equipar 42 casas nos Países Baixos

A empreitada teve início em 2015 e, pelo menos no início, não gerava muita energia, chegando a demorar algumas horas para aquecer um cômodo pequeno. Em sua nova etapa, que terá início em agosto, a iniciativa deve equipar 42 casas nos Países Baixos com uma nova e mais poderosa safra de servidores, podendo gerar uma boa redução na pegada de carbono da região – eliminando anualmente até três toneladas de CO2 por imóvel.

Adicionalmente, o projeto busca por apoiadores para expandir sua atuação através de uma campanha de financiamento coletivo no site Symbid, pedindo ao menos 250 mil euros (R$ 917 mil) para ser devidamente viabilizado.

Equipamento não ocupa muito espaço e pode economizar em gás e eletricidade

Com isso, a dúvida que fica no ar é quanto a ideia em si é viável a longo prazo, já que nem toda empresa pode ficar tranquila sabendo que seus dados estão na casa de alguém e nem todo morador pode se sentir confortável com uma equipe de suporte entrando no seu lar para resolver problemas técnicos dos computadores. E você, o que acha da novidade, hein?

%MCEPASTEBIN%

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.