5 dicas para quem quer construir uma nova carreira no mundo das startups

2 min de leitura
Imagem de: 5 dicas para quem quer construir uma nova carreira no mundo das startups

O mundo das startups pode parecer muito glamuroso na TV, mas a verdade é que ele exige tanto esforço e dedicação quanto qualquer outro ambiente corporativo — principalmente pelo grande desafio que é levar as empresas para patamares mais altos. Não é exagero dizer que esse mundo exige muito dos profissionais, que precisam provar dia a dia que são capazes de superar cada uma das barreiras que surgirem no caminho.

Mas será que existem dicas que podem ser usadas por quem está querendo ingressar nas startups para construir uma carreira de sucesso? Sim. E o site TopDox trouxe uma seleção com as cinco coisas que todo candidato a uma carreira de sucesso precisa saber para se dar bem no universo das empresas iniciantes. Confira agora mesmo quais são essas dicas e se prepare para melhorar suas chances no mercado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1. Tenha presença online

Aproveite os sites especializados e as redes sociais para mostrar a sua cara. É muito importante se tornar referência em alguns assuntos, principalmente se forem aqueles em que você quer trabalhar. Exiba suas conquistas pessoais e construa sua marca pessoal na internet. Faça publicações com conteúdo, participe de debates com contundência e mostre que você é realmente referência nos assuntos em que se especializou.

2. Fique ligado em novidades

Vagas de emprego para startups não surgem em classificados no jornal de domingo. Geralmente, essas vagas são anunciadas em redes sociais e serviços especializados. É sempre importante acompanhar de perto as startups que estão por perto de você para saber a hora certa de agir. Não tenha medo de enviar seu portfólio para as empresas — principalmente se você souber que elas acabaram de receber investimentos, porque isso geralmente significa que há novas vagas surgindo.

Você está pronto?

3. Participe de eventos

Não existe lugar com mais recrutadores reunidos do que eventos de empreendedorismo. Se você sabe de algum que esteja para acontecer, vá! O contato pessoal pode contar tantos pontos (ou mais) quanto um portfólio de alta qualidade. Esteja ciente disso e mostre aos gestores que você pode ser um excelente profissional para se encaixar no que eles precisam.

4. Esteja preparado para adversidades

O ambiente de startups está longe de ser uma calmaria sem fim. É possível que você precise lidar com a pressão como nunca lidou anteriormente. Ou seja: é preciso estar muito preparado para enfrentar os desafios que surgirem e também as pressões externas que você sentir. É nessas horas que as corporações conseguem separar os eternos estagiários dos profissionais com carreiras promissoras.

Os desafios serão constantes

5. Tenha bons contatos

Você tem muitos amigos no Facebook? Todos os seus amigos do Facebook estão conectados ao seu LinkedIn? Pois lembre-se que ter muitos contatos não significa ter bons contatos. Quando falamos do mundo profissional, é preciso sempre ter bem clara a ideia de que o networking funciona muito melhor em uma escala qualitativa do que quantitativa. Ou seja: ter conexões relevantes e com influência em startups conta muito mais pontos.

.......

Você deseja ingressar no mundo das startups? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.