O Spotify, um dos gigantes no mercado de serviços de streaming de músicas, havia reservado algumas novidades aos consumidores para esta quarta-feira, dia 20 de maio de 2015. Esse evento, agendado desde o começo do mês, tinha como grande expectativa o anúncio de uma plataforma para a transmissão de conteúdos em vídeo, possibilidade que estava sendo especulada há algum tempo.

Essa programação foi realizada na cidade de Nova York e estrategicamente agendada para acontecer um pouco antes de a Apple lançar uma nova versão do Beats Music – o que deve acontecer em junho. Outros fatores contribuíram para chamar ainda mais atenção para esse evento: o fato de a Maçã estar pressionando gravadoras e artistas a abandonarem os contratos com empresas de streaming de música, o lançamento de plataformas concorrentes, como o Tidal – projeto encabeçado pelo rapper Jay-Z – e a possibilidade de o Spotify acabar com o modelo freemium de música.

Acompanhamos de perto esse evento do Spotify e você confere agora o que rolou de bom nessa apresentação.

Spotify terá suporte a vídeos e podcasts.

Novos tipos de conteúdo

Assim como era esperado, o Spotify anunciou que vai realmente trabalhar com novos formatos de conteúdo. De acordo com o que foi falado na apresentação, isso vai incluir podecasts e vídeos que poderão ser executados na mesma plataforma em que as músicas já rodam.

Ainda relativo a essa novidade, o Spotify anunciou uma série de parcerias. Empresas como Adult Swim, E!, Maker Studios, NBC, Slate, ESPN, Jimmy Kimmel, TeamCoco, Tastemade, MTV, Vice News, BBC, TED, Fusion, Nerdist, TWiT, EpicTV, WNYC, RadioLab, PRX, Elite Daily, ABC e How Stuff Works são algumas das que vão alimentar a plataforma com vídeos curtos, clipes e outros conteúdos originais.

Novos formatos de conteúdo chegarão em breve ao Spotify.

Interface remodelada

O CEO da companhia, Daniel Ek, também mostrou uma nova interface que promete entregar uma experiência mais personalizada para os usuários. O foco dessa inovação é oferecer conteúdo – agora em áudio e vídeo – que esteja mais adequado ao momento do dia e humor da pessoa que está executando o app.

A funcionalidade não é exatamente nova, mas estava “escondida” dentro do Spotify. Outras novidades menores, como a capacidade de oferecer sugestões a partir do histórico e tocar as canções assim que elas são selecionadas são os aprimoramentos na interface que devem oferecer uma nova experiência com esse serviço.

A interface do Spotify também recebeu uma remodelada e vai poder oferecer sugestões de acordo com o período do dia.

Spotify Running

O Spotify também anunciou uma nova funcionalidade para os amantes de corrida: o Spotify Running. A promessa é de que o serviço consiga interpretar o ritmo com o qual as pessoas estejam praticando o exercício e oferecer canções adaptadas a esse compasso.

Novas parcerias também foram anunciadas nesse sentido. A Nike e a RunKeeper foram as empresas anunciadas nessa empreitada e em breve seus respectivos apps terão suporte à execução do Spotify em suas interfaces.

.....

"Nós estamos trazendo uma experiência mais profunda, rica e mais imersiva no Spotify", disse Daniel Ek. "Queremos que o Spotify te ajude a encontrar a trilha sonora da sua vida, oferecendo um mundo ainda mais amplo de entretenimento com uma mistura impressionante da melhor música, podcasts e vídeos entregues a você durante todo o dia. E nós estamos apenas começando".

O que achou das novidades do Spotify para os consumidores? Vale ressaltar que nem todas ainda estão disponíveis, mas devem ser oferecidas em breve. Comente com a gente quais são as suas impressões sobre esse "novo" Spotify.

Cupons de desconto TecMundo: