No final do ano passado, a Sony decepcionou uma série de desenvolvedores ao afirmar que retiraria o Xperia S do catálogo de smartphones disponíveis no Android Open Source Project. Agora, a empresa japonesa volta a dialogar com os programadores independentes e apresenta um projeto similar, desta vez para o Xperia Z — atual flagship da fabricante e um dos grandes nomes do Android atualmente.

Infelizmente, o código aberto não é referente a 100% do Xperia Z. Há alguns setores do smartphone que não podem ser mostrados para os desenvolvedores, por se tratarem de binários proprietários de terceiros — e apesar de a Qualcomm liberar seus códigos, nem todas as empresas o fazem.  Mesmo assim, a Sony promete que irá disponibilizar binários similares para que todos possam realizar as alterações que desejarem.

No site oficial de desenvolvimento da Sony (que pode ser acessado por este link), você pode ter acesso a diversas informações relacionadas ao lançamento do Sony Xperia Z AOSP, incluindo links para download de binários e acesso ao GitHub — um prato cheio para os programadores e apaixonados por Android.

Cupons de desconto TecMundo: