Sony Xperia S não faz mais parte do projeto Android Open Source

1 min de leitura
Imagem de: Sony Xperia S não faz mais parte do projeto Android Open Source
Avatar do autor

Faz cerca de três meses que a Google anunciou investimentos em um projeto experimental para criar um smartphone Sony Xperia S com o sistema Android Open Source — o mesmo Android dos aparelhos comuns, mas com a colaboração de desenvolvedores independentes. Agora, a Sony revelou que está retirando seu aparelho do projeto, assim a Google poderia "investir em seu próprio hardware" (palavras dos executivos da Sony).

Com os arquivos que já estão disponibilizados nas redes de colaboração, o Sony Xperia S pode ser utilizado para ligações, acesso à internet por Wi-FI e também para a leitura de informações em cartões SD. Por outro lado, há uma série de arquivos proprietários que a Sony não está autorizada a publicar ainda — o que faria com que o aparelho não fosse tão open source quanto se esperava.

A partir de agora, os arquivos criados para o aparelho foram movidos para uma página da própria Sony no GitHub (você pode acessá-la por este link). Segundo o que afirma o Android Central, ainda não está claro se os representantes da comunidade open source que trabalham na Sony retiraram os arquivos voluntariamente ou se foram obrigados pela empresa japonesa.