menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Sony pode dispensar Qualcomm e incluir CPU próprio em celular ‘sem bordas’

Rumores afirmam que a empresa japonesa já trabalha em um chipset mobile da casa desde 2015 e pode usá-lo em novo top de linha não anunciado

schedule04/07/2017, às 10:26

Fonte: GizmoChina

Imagem de Sony pode dispensar Qualcomm e incluir CPU próprio em celular ‘sem bordas’ no tecmundo

Mal os rumores a respeito de um novo celular “sem bordas” da Sony surgiram na web e já temos uma possível polêmica em torno desse tema. Isso porque a fabricante japonesa pode acabar dispensando sua parceira de longa data no mercado mobile, a Qualcomm, para finalmente equipar seu flagship com um processador feito dentro da própria empresa. Se a decisão for levada adiante, podemos estar testemunhando uma revolução gigantesca dentro do portfólio da marca.

Muita gente já estava feliz com a possibilidade de a companhia mudar radicalmente o design de seus smartphones top de linha com a apresentação de um novo aparelho durante a IFA 2017. Nada mais justo, já que os boatos que circulam por aí a respeito do gadget falam de um smartphone com tela de 6 polegadas, no formato 18:9 e com todo o “jeitão” do Xiaomi Mi MIX. Isto é, com um display ocupando boa parte da frente do dispositivo e jogando para escanteio as bordas icônicas desses produtos.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

undefinedImagina um display assim nos celulares da Sony?

Era esperado, no entanto, que como um novo flagship, esse equipamento saísse de fábrica com o poderoso Snapdragon 835 à tiracolo – garantindo o desempenho bruto do kit. Esse pode não ser o caso, já que fontes próximas a indústria acreditam que a Sony pode colocar em prática um plano iniciado em 2015: o de fabricar seus próprios SoC. Com isso, a empresa seguiria o mesmo caminho de outras gigantes do setor, que já possuem seus próprios chips para o segmento mobile.

A dúvida que fica no ar é se os japoneses vão conseguir fazer frente à toda a potência dos processadores top de linha da Qualcomm – como as séries Exynos, da Samsung, e A, da Apple –, se a empreitada deve ficar no meio do caminho – como a família Kirin, da Huawei – ou se o projeto visa mais a eficiência energética do que o poder de fogo – como nos Surge S1, da Xiaomi. Partindo do princípio que o novo e misterioso celular pode ser uma alternativa ao Xperia XZ Premium, há uma inclinação maior para que o componente se encaixe na primeira categoria.

Por enquanto, teremos que esperar pela chegada do evento alemão – ocorre em Berlim, entre os dias 1º e 6 de setembro – para descobrir com 100% de certeza o que a Sony anda tramando, mas é bem provável que mais rumores e vazamentos apareçam antes disso. Sendo assim, continue de olho no TecMundo para mais novidades a respeito desse gadget não anunciado.