Sony pode dispensar Qualcomm e incluir CPU próprio em celular ‘sem bordas’

2 min de leitura
Imagem de: Sony pode dispensar Qualcomm e incluir CPU próprio em celular ‘sem bordas’
Imagem: SlashGear

Mal os rumores a respeito de um novo celular “sem bordas” da Sony surgiram na web e já temos uma possível polêmica em torno desse tema. Isso porque a fabricante japonesa pode acabar dispensando sua parceira de longa data no mercado mobile, a Qualcomm, para finalmente equipar seu flagship com um processador feito dentro da própria empresa. Se a decisão for levada adiante, podemos estar testemunhando uma revolução gigantesca dentro do portfólio da marca.

Muita gente já estava feliz com a possibilidade de a companhia mudar radicalmente o design de seus smartphones top de linha com a apresentação de um novo aparelho durante a IFA 2017. Nada mais justo, já que os boatos que circulam por aí a respeito do gadget falam de um smartphone com tela de 6 polegadas, no formato 18:9 e com todo o “jeitão” do Xiaomi Mi MIX. Isto é, com um display ocupando boa parte da frente do dispositivo e jogando para escanteio as bordas icônicas desses produtos.

Imagina um display assim nos celulares da Sony?

Era esperado, no entanto, que como um novo flagship, esse equipamento saísse de fábrica com o poderoso Snapdragon 835 à tiracolo – garantindo o desempenho bruto do kit. Esse pode não ser o caso, já que fontes próximas a indústria acreditam que a Sony pode colocar em prática um plano iniciado em 2015: o de fabricar seus próprios SoC. Com isso, a empresa seguiria o mesmo caminho de outras gigantes do setor, que já possuem seus próprios chips para o segmento mobile.

A dúvida que fica no ar é se os japoneses vão conseguir fazer frente à toda a potência dos processadores top de linha da Qualcomm – como as séries Exynos, da Samsung, e A, da Apple –, se a empreitada deve ficar no meio do caminho – como a família Kirin, da Huawei – ou se o projeto visa mais a eficiência energética do que o poder de fogo – como nos Surge S1, da Xiaomi. Partindo do princípio que o novo e misterioso celular pode ser uma alternativa ao Xperia XZ Premium, há uma inclinação maior para que o componente se encaixe na primeira categoria.

Por enquanto, teremos que esperar pela chegada do evento alemão – ocorre em Berlim, entre os dias 1º e 6 de setembro – para descobrir com 100% de certeza o que a Sony anda tramando, mas é bem provável que mais rumores e vazamentos apareçam antes disso. Sendo assim, continue de olho no TecMundo para mais novidades a respeito desse gadget não anunciado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.