Se você tem o costume de esquecer onde estacionou o carro e se perde tentando localizá-lo, o Google Maps pode ter a solução para esse problema. A partir de agora, o serviço de mapas vai salvar automaticamente a localização do veículo ao pará-lo, em sua versão para iOS.
Anunciada pelo gerente sênior de Produto de Mapas do Google, Rio Akasaka, a novidade permite que o aplicativo detecte e salve o local de parada do automóvel, por padrão, nos dispositivos da Apple. Essa funcionalidade também existe no Android, mas precisa ser ativada manualmente.
Nossos vídeos em destaque
Como usar a função?
Para salvar automaticamente o local de estacionamento no Google Maps para iOS, é necessário cumprir certas condições. O iPhone deve estar conectado ao carro por meio do Bluetooth, porta USB ou pelo sistema Apple CarPlay para que o aplicativo registre a localização sem a intervenção do usuário.
- Ao desligar o veículo, o Maps vai marcar o local de parada, conforme explicou Akasaka, ajudando o usuário a encontrá-lo assim que retornar;
- O app também pode exibir um ícone personalizado do automóvel, caso o usuário tenha tal recurso habilitado, em vez da figura convencional do sistema;
- Quando o motorista liga o carro e deixa o o estacionamento, o aplicativo remove o ponto de identificação no mapa;
- De acordo com o Google, o registro da localização da vaga em que o usuário parou seu carro fica armazenado na plataforma por 48 horas.
)
Caso tenha dificuldade para encontrar onde estacionou o veículo, basta abrir o Google Maps, procurar pelo PIN rotulado “Você estacionou aqui” ou tocar na barra de busca e depois em “Estacionamento salvo”. Pressionando “Direções”, a plataforma indica o caminho para chegar ao carro.
A ferramenta também possibilita compartilhar o local de estacionamento com outras pessoas, o que pode ser útil em diferentes situações. Neste caso, encontre o PIN no mapa ou faça a busca pela barra de pesquisa, toque nele, escolha a opção “Compartilhar” e selecione o contato na lista.
Quando chegará ao Android?
Por enquanto, o salvamento automático do local de estacionamento no Google Maps é exclusivo do iOS e não há previsão de lançamento da ativação por padrão no Android. Como informado anteriormente, quem usa dispositivos com o sistema do Google precisa habilitar a função manualmente.
Isso pode ser feito abrindo o aplicativo assim que estacionar o carro e tocando no ponto azul que indica a sua localização. Em seguida, pressione “Salve seu estacionamento”, lembrando que a informação ficará armazenada até que seja removida pelo usuário.
Você usa a tecnologia para ajudar a encontrar onde estacionou o carro ou tem uma boa memória e (quase) nunca se esquece da localização? Conta pra gente, comentando nas redes sociais do TecMundo.
)
)
)
)
)
)
)