Software

Android XR: Google exibe óculos inteligentes com recursos da IA Gemini

Com o Gemini, óculos e headsets podem entender o que está acontecendo ao redor, tirar fotos, fazer traduções e mais.

Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

20/05/2025, às 18:06

Realizado hoje (20) nos Estados Unidos, o Google I/O 2025 também foi palco para novidades relacionadas ao Android XR, versão do sistema operacional dedicada a dispositivos de realidade estendida. Anunciado no ano passado, o software teve a sua primeira demonstração ao vivo.

Funcionando em óculos inteligentes com design bastante parecido com o de óculos convencionais, o sistema permite que o usuário acesse seus aplicativos favoritos sem tocar no celular, que precisa estar pareado ao gadget. A partir daí, o par de lentes se transforma em um verdadeiro assistente de IA.

Quais são os recursos do Android XR?

Trazendo o Gemini integrado, os óculos com Android XR possuem câmera, microfone e alto-falantes. Há, ainda, a possibilidade de adicionar um visor opcional à lente, que fornece informações de maneira privada, mantendo o usuário sempre atualizado.

  • O protótipo apresentado na edição 2025 do Google I/O foi mostrado enviando mensagens para amigos e agendando compromissos;
  • A novidade também pode ser usada para acessar o Google Maps e fornecer instruções de direção em tempo real;
  • Além disso, o dispositivo acessa o Google para buscar informações sobre lugares e pontos de interesse próximos;
  • Pode tirar fotos sem a necessidade de mexer no celular, usando a câmera acoplada aos óculos;
  • Outro recurso que promete ser de grande utilidade é o de traduções em tempo real, inclusive com a exibição de legendas nas lentes, auxiliando quem viaja pelo mundo.

Alguns desses recursos foram demonstrados ao vivo durante o evento de abertura da tradicional conferência anual de desenvolvedores do Google. Nem todas as ferramentas funcionaram como deveriam, por causa de problemas como a conexão com a internet e outros fatores, mas vale lembrar que o dispositivo ainda está em fase de testes.

Como explicou a gigante de Mountain View, o Android XR é o primeiro sistema desenvolvido para a IA Gemini, o que possibilita incrementá-lo com uma série de recursos inteligentes e mais melhorias que chegarão em breve.

android-xr-oculos-inteligentes-google-2.png
Os óculos com Android XR fazem traduções ao vivo. (Imagem: Google/Divulgação)

O Android XR funciona em quais dispositivos?

Uma das parceiras do Google na iniciativa, a Samsung está entre as empresas que usarão o Android XR. O software vai alimentar um headset denominado Projeto Moohan, atualmente em desenvolvimento e com previsão de lançamento ainda em 2025, oferecendo “experiências imersivas em uma tela infinita”.

Essa versão diferenciada do Android também poderá ser encontrada em óculos inteligentes como o protótipo visto durante o I/O 2025, modelos feitos para usar o dia inteiro, como explicou a gigante da tecnologia. As marcas Gentle Monster e Warby Parker já confirmaram parceria com o Google para lançar suas versões.

Novos parceiros devem ser anunciados em breve, como a Kering Eyewear, trazendo ainda mais opções de óculos com Android XR. A marca chinesa Xreal é outra que possui acordo encaminhado para usar o software em um aparelho com formato de óculos convencionais, batizado de Projeto Aura.

O Google disse que está trabalhando junto às interessadas na iniciativa para criar uma plataforma de software e hardware que servirá de referência para os demais fabricantes. Ainda este ano, desenvolvedores terão acesso a ela.

Curtiu os novos óculos inteligentes do Google? Vá às redes sociais do TecMundo e deixe a sua opinião a respeito deste e de outros anúncios feitos pela empresa.


Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.