App Gemini ganha atualização no modelo e novos planos; confira
Deep Research, Veo 3 e Canva ganham novidades com maior integração no ecossistema do Google, incluindo o Gemini Live liberado.

Por Felipe Vidal
20/05/2025, às 14:51

Durante a apresentação do Google I/O 2025, realizado nesta terça-feira (20), a gigante de Mountain View anunciou atualizações imponentes para o Gemini. Com a chegada de um novo plano Ultra para entusiastas, upgrade no Gemini Live e o anúncio do modelo 2.5 Flash como padrão, a IA da companhia parece bem-servida para os próximos meses.
Disponível desde outubro em português, o Gemini Live permite que os usuários conversem com o assistente de forma mais dinâmica e natural, principalmente por voz. Essa opção é gratuita para todos os usuários desde abril, e segundo dados da companhia, as conversas são cinco vezes mais longas do que conversas em texto.
Além da gratuidade para dispositivos com Android e iOS, o Google aponta que o serviço será ainda mais integrado em seu ecossistema. Por exemplo, ao compartilhar a tela sobre algo que você deseja fazer, a IA adiciona o evento automaticamente em seu calendário. Procurando uma boa pizza? Os detalhes dos melhores locais serão mostrados no Maps.

Insira suas fontes no Deep Research
Uma das mais interessantes funcionalidades do Gemini, o Deep Research (Pesquisa Profunda) cria relatórios extensos e complexos a partir de diversas fontes. Com a nova atualização, esse recurso poderá combinar dados obtidos pela internet e por meio de imagens ou PDFs do próprio usuário.
Dessa forma, a ferramenta de relatório deve conseguir compilar e encontrar dados que façam mais sentido para o usuário. Por exemplo, um pesquisador pode inserir seu PDF com dados de vendas e realizar um cruzamento de dados com as tendências do mercado, obtendo um arquivo detalhado.

A empresa também diz que trabalha para criar integrações entre a Pesquisa Profunda e aplicativos como o Drive e o Gmail.
A função Canva possibilitará criação de infográficos, quizzes e até programas em estilo de podcast em 45 idiomas diferentes. O novo modelo 2.5 Pro promete “transformar ideias complexas em códigos com muita velocidade e precisão”.
2.5 Flash é o novo modelo padrão do Gemini
Já em modo preview há algum tempo, o Google anunciou que o 2.5 Flash é o novo modelo de linguagem padrão para os serviços do Gemini. Sucessor direto da versão 2.0, o modelo é otimizado para raciocínio, gerando respostas completas em menos tempo e ideal para assistentes virtuais por essa velocidade.
Além do novo Flash, a empresa comentou sobre o Image 4, novo modelo para geração de imagens integrado ao Gemini, que permitirá alinhar mais qualidade, renderização de texto nos conteúdos e velocidade na geração das imagens.

Algo similar ocorre no Veo 3. O Veo é o gerador de vídeos por inteligência artificial do Google, e a empresa acabou de revelar o Veo 3, o primeiro com suporte para efeitos de áudio, remoção de background e melhorias no diálogo entre os personagens de forma nativa.
Quiz para estudantes
Com o avanço das IAs, esses assistentes têm cada vez mais sido utilizados para estudantes e pesquisadores. Agora, o Gemini poderá criar um tipo de quiz para ajudar esses alunos a estudarem para uma prova ou seminário, por exemplo.
É possível solicitar ao Gemini a criação de um “quiz prático sobre termodinâmica”, que montará o recurso, além de dar feedbacks instantâneos sobre as respostas e marcar os tópicos que você precisa ter mais atenção ou se esforçar mais nos estudos.

Novos planos para o Gemini
Uma das novidades mais importantes nessa leva de atualizações para o Gemini é a chegada de duas novas assinaturas para os usuários: Google AI Pro e Google AI Ultra. Com a versão Pro será possível ter acesso à suíte completa de aplicativos de IA do Google, incluindo o Gemini Advanced, produtos como o Flow e o NotebookLM.
Já o plano AI Ultra dá acesso às ferramentas entusiastas mais recentes do Google. Um bom exemplo é o Agent Mode, que estará disponível em acesso antecipado para esses usuários, e permite integração nativa, natural em etapas como navegação na internet, pesquisas profundas e conexões com outros aplicativos do Google.
O plano AI Ultra já oferece acesso ao Veo 3 para geração de vídeos e ao modelo 2.5 Pro Deep Think, quando for lançado no futuro. Esse plano custará US$ 249 (Cerca de R$ 1.400) mensais e estará disponível somente nos EUA.
Inclusive, a partir de amanhã (21), o Gemini estará disponível nativamente no navegador Google Chrome para usuários AI Pro e AI Ultra, somente nos EUA e para quem utiliza o software na língua inglesa. Assim, será possível fazer perguntas ao Gemini diretamente do browser com maior simplicidade.
Para mais notícias do Google e o evento Google I/O, é só continuar ligado no site do TecMundo.