Buscador do Google libera versão totalmente alimentada por IA e com chat por voz
O modo de busca 100% alimentado com inteligência artificial do Google, o AI Mode, agora pode ser acessado sem cadastro no Labs.

20/05/2025, às 14:45
)
Nesta terça-feira (20), durante o Google I/O 2025, o Google anunciou a liberação do “AI Mode” para todos os usuários dos Estados Unidos. O modo de busca totalmente alimentado por inteligência artificial agora pode ser acessado sem necessidade de cadastro no Labs.
O AI Mode é uma versão avançada do recurso “Visão Geral criada por IA”, oferecendo resultados de busca gerados diretamente pelo Gemini, com base em artigos e páginas disponíveis na web.
A partir desta semana, o AI Mode passa a ser alimentado por uma versão customizada do Gemini 2.5, o modelo mais recente da empresa. Essa mesma tecnologia também será integrada ao “Visão Geral criada por IA” nos EUA.
)
Buscas mais profundas com IA
Os resultados de pesquisa são gerados com a técnica chamada “Fan-out”, que divide uma única pergunta em várias subconsultas simultâneas. Isso permite que o buscador produza respostas mais completas e profundas do que as oferecidas pela busca tradicional.
Deep Search no AI Mode
Para pesquisas que exigem ainda mais profundidade, o Google lançou o Deep Search. Ao ser ativada, essa ferramenta eleva a técnica Fan-out ao máximo, permitindo que o sistema raciocine sobre diferentes partes da informação obtida e elabore uma resposta altamente detalhada, baseada em diversas fontes confiáveis da internet — tudo em poucos minutos.
)
Search Live: conversa com IA no buscador
As capacidades do Project Astra, que também deram origem ao Gemini Live, agora chegam ao buscador do Google com o Search Live. O novo recurso permite interações por voz com o modelo de IA, em conversas naturais e contínuas, mediadas pelos grandes modelos de linguagem (LLMs) da empresa.
O Search Live poderá ser acessado pelo botão “Live” no AI Mode ou dentro do Google Lens. Após ativado, basta fazer uma pergunta por voz para iniciar o diálogo com a IA.
IA agêntica com Project Mariner
Dentro do AI Mode, o Google também introduziu capacidades do Project Mariner, plataforma que oferece IA agêntica — ou seja, inteligência artificial com autonomia para tomar ações.
)
Com isso, é possível, por exemplo, pedir que a IA encontre ingressos para um evento esportivo. O modelo realiza a busca, compara resultados e lida com formulários automaticamente. “O AI Mode apresenta as opções de ingressos que atendem exatamente aos seus critérios, e você pode finalizar a compra no site de sua preferência”, explica o Google.
Compras otimizadas com IA
O AI Mode também incorpora uma nova experiência de compra, que une a precisão da IA com os recursos da aba de compras do Google. O objetivo é encontrar exatamente o produto desejado com mais eficiência e menos etapas.
)
Lembrança de buscas anteriores
Outro destaque do AI Mode é a capacidade de lembrar buscas anteriores para personalizar futuras interações. Será possível, inclusive, conectar o serviço a outras ferramentas do Google, como o Gmail, para enriquecer as respostas com base nas preferências e hábitos do usuário.
Assim como no ChatGPT, o usuário tem controle total sobre o que a IA sabe sobre seu perfil. As informações podem ser ajustadas a qualquer momento nas configurações de personalização da ferramenta.
- Confira: Google prepara nova IA agêntica para ajudar programadores e possível competidor para o Pinterest
Quer saber como a IA está mudando a forma de pesquisar na internet? Acompanhe o TecMundo nas redes sociais e fique por dentro de todas as transformações no buscador mais usado do planeta.

Especialista em Redator
Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.