menu
Logo TecMundo
Software

Polêmico Windows Recall é lançado para testes em PCs Copilot+ Intel e AMD

O Windows Recall, ferramenta que usa IA para criar uma linha do tempo da atividade do usuário, agora está disponível para testes em PCs Copilot+ com CPUs Intel e AMD

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

schedule10/12/2024, às 13:00

updateAtualizado em 09/12/2024, às 18:46

O novo Windows Recall agora funciona em PCs Copilot+ com processadores Intel e AMD. A expansão do suporte foi lançada para testes no Windows 11 para testadores do Canal Dev na última sexta-feira (6).

Objeto de polêmicas quando foi anunciado, o Windows Recall é uma nova função do Windows 11 que tira prints da tela do usuário para criar uma linha do tempo de suas atividades usando inteligência artificial.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Quando inaugurado na fase de testes, o recurso era exclusivo para PCs Copilot+ com processadores Snapdragon X. Na recente versão de testes, o suporte foi expandido para computadores com fichas técnicas encabeçadas com CPUs Intel e AMD.

O Windows Recall agora está disponível em PCs Copilot+ com processadores AMD e Intel. (Fonte: Microsoft/Reprodução)
O Windows Recall agora está disponível em PCs Copilot+ com processadores AMD e Intel. (Fonte: Microsoft/Reprodução)

O Windows Recall permite encontrar apps, imagens, texto ou outros elementos da atividade recente ao descrever o conteúdo usando texto. Você pode recomeçar a busca por viagens no navegador, reencontrar fotos ou dar sequência a compras online, por exemplo.

Obviamente, o Windows Recall continua em fase de testes, e o app ainda deve passar por refinamentos importantes antes do lançamento definitivo.

Click to Do para mais PCs

O "Click to Do"do Windows 11 também foi expandido para mais computadores Copilot+. A função permite congelar a tela e usar o reconhecimento de conteúdo para copiar texto, imagens ou outros elementos a qualquer momento.

De forma geral, o recurso é bem parecido com o "Circular para Pesquisar" do Android, mas aplicado ao contexto de uso com mouse e teclado.

Outras adições para mais PCs Copilot+

A função Cocreator ("Cocriador", em português) do Paint também foi expandida para PCs Copilot+ com processadores AMD e Intel. A função usa inteligência artificial para gerar imagens diversas seguindo descrição em texto fornecida pelo usuário.

O Cocreator do Paint agora está disponível para mais PCs Copilot+. (Fonte: Microsoft/Reprodução)
O Cocreator do Paint agora está disponível para mais PCs Copilot+. (Fonte: Microsoft/Reprodução)

A Microsoft destaca que a função não requer assinatura e funciona de forma totalmente gratuita, diferente da maioria dos geradores de imagens disponíveis na web.

Também lançados para PCs Copilot+ AMD e Intel, há as ferramentas Image Creator, gerador de imagens local do app Fotos, e o Restyle Image, editor que modifica fotos existentes seguindo instruções do usuário.

Disponível para testes

Todas as novidades anunciadas na sexta-feira (6) estão disponíveis no Canal Dev do programa Windows Insider dentro da Build 26120.2510. Por serem funções ainda em desenvolvimento, elas podem apresentar mais bugs do que o normal.

Por enquanto, não há previsão para o lançamento definitivo para nenhuma das funções apresentadas.