Google começa a liberar primeiro Beta público do Android 15

2 min de leitura
Imagem de: Google começa a liberar primeiro Beta público do Android 15
Imagem: GettyImages

A Google lançou nesta quinta-feira (11) a primeira versão Beta do Android 15. A partir de agora, o sistema operacional móvel sai do modo Developer Preview e pode ser utilizado não só por programadores e criadores de apps, mas também por consumidores interessados em testar a plataforma.

Por enquanto, o Beta do Android 15 só está liberado em dispositivos da linha Google Pixel de celulares. É possível fazer a instalação em modelos desde o Pixel 5a até os recentes Pixel 8 e Pixel 8 Proclique aqui para seguir o passo a passo e participar dos testes, caso esse seja o seu caso.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Várias novidades esperadas para a plataforma ainda não foram divulgadas pela empresa, como uma maior integração entre software e hardware, mais mecanismos de inteligência artificial (IA) e novos recursos de conectividade entre aparelhos de um mesmo ecossistema.

A expectativa é de que a Google esteja guardando segredos para o Google I/O 2024, evento marcado para o dia 14 de maio deste ano.

O que muda no Beta do Android 15

A primeira versão Beta do Android 15 não traz muitas novidades em relação à versão prévia anterior. Além disso, as adições de uma atualização para a outra já haviam sido confirmadas anteriores pela companhia.

Uma das modificações no sistema é a exibição de aplicativos, que agora terão o modo "tela cheia" ativado por padrão. Isso significa que você verá textos, imagens e outros conteúdos de ponta a ponta do aparelho, sem bordas e com a barra de notificações ficando transparente.

A forma atual de visualizar conteúdos com bordas (esquerda) e o modo tela cheia (direita).A forma atual de visualizar conteúdos com bordas (esquerda) e o modo tela cheia (direita).Fonte:  Android Developers Blog 

O Beta melhorou a conectividade NFC do Android com suporte para cadastro de biometria que acelera o pareamento com outros aparelhos. Além disso, o sistema implementou o alinhamento justificado de caracteres em determinados idiomas como japonês e chinês, o que melhora a leitura no geral.

Outra adição é a possibilidade de arquivar e desarquivar arquivos, economizando espaço no aparelho sem exigir que você vá sempre até a loja digital Google Play Store para fazer uma instalação.

O Beta melhorou também o suporte a dispositivos em braile nos mecanismos de acessibilidade, a coleta de dados interna de um app para desenvolvedores e outros aprimoramentos de segurança.

A logo oficial do Android 15.A logo oficial do Android 15.Fonte:  Android Developers Blog 

O Android 15 deve ter ao menos mais três versões Beta antes do lançamento oficial, que deve acontecer apenas no segundo semestre de 2024.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.