Novo driver do Windows 11 dificulta troca de navegador padrão

1 min de leitura
Imagem de: Novo driver do Windows 11 dificulta troca de navegador padrão
Imagem: GettyImages

O Windows 11 está dificultando a troca do navegador padrão por meios alternativos. Um driver recentemente implementado no sistema e impede que usuários troquem o programa principal por meio de softwares ou modificações no registro.

Descoberta pelo consultor de TI Christoph Kolbicz e divulgada no X, antigo Twitter, um recurso adicionado ao sistema recentemente bloqueia tentativas de associar protocolos URL a programas específicos de forma manual.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Nos sistemas da Microsoft, a alteração do navegador padrão acontece ao associar uma extensão (no caso de páginas web, o protocolo URL) a um programa específico.

Alguns programas alternativos aproveitam usam esse método para configurar preferências do usuário por meio de linhas de comando como SetUserFTA ou SetDefaultBrowser.

Contudo, com o novo driver do Windows, isso não é mais possível. Se um protocolo URL tiver seu programa preferido alterado manualmente, o sistema operacional restaurará o valor padrão — portanto, o Microsoft Edge.

Ao tentar alterar a preferência de uma dessas extensões, Kolbicz foi impedido de concluir a ação e foi alertado que sobre a proteção do sistema.

O pesquisador ressalta que ainda é possível alterar o navegador padrão a partir do menu de Configurações do Windows 10 e do Windows 11. Porém, a restrição limita o número de opções ao alcance do usuário.

Proteção contra malwares

A princípio, o novo driver é um mecanismo de proteção contra malwares e mudanças indesejadas no sistema operacional. Embora impeça o uso de programas alternativos para modificar o navegador preferido, a solução da Microsoft impede que apps maliciosos abusem desse método para "sequestrar" o usuário.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.