YouTube anuncia ferramenta capaz de gerar músicas com IA para os vídeos

1 min de leitura
Imagem de: YouTube anuncia ferramenta capaz de gerar músicas com IA para os vídeos
Imagem: YouTube/Reprodução

O YouTube experimenta uma nova ferramenta com inteligência artificial (IA) generativa capaz de criar músicas com descrição em texto ou canto. Chamado "Dream Track", o recurso se inspira na criação de nove diferentes artistas que optaram por colaborar com a plataforma.

Neste primeiro experimento, o Dream Track consegue gerar faixas de até 30 segundos para incorporar em vídeos do Shorts. Basta descrever o conteúdo, escolher um dos artistas participantes no carrossel e gerar a trilha sonora.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Os criadores que colaboraram com o desenvolvimento da ferramenta são Alec Benjamin, Charlie Puth, Charli XCX, Demi Lovato, John Legend, Papoose, Sia, T-Pain e Troye Sivan — todos, dos Estados Unidos. Além da melodia, a faixa também conta com uma voz gerada artificialmente.

O YouTube esclarece que o Dream Track será disponibilizado para um "pequeno grupo de criadores" que residem nos Estados Unidos. Não foi anunciada a previsão para o lançamento definitivo da ferramenta.

Primeiras demonstrações de música com IA no YouTube

Como demonstração das capacidades da ferramenta, o YouTube apresentou dois vídeos, um com estilo de Charlie Puth e outro inspirado em T-Pain. O resultado é uma faixa curta com letra própria, melodia e voz do artista.

Segundo o anúncio, a ideia da ferramenta é oferecer aos criadores de conteúdo uma forma de explorar a criatividade com música em vídeos curtos, mas sem se preocupar com violação de direitos autorais.

Criador de músicas com IA

Outra ferramenta apresentada nesta quinta-feira (16) é o Music AI Tool. Neste caso, o recurso permite gerar sons de instrumentos tradicionais a partir do cantarolar do usuário.

Num exemplo, o YouTube mostrou a IA gerando uma faixa de saxofone a partir do prompt "Solo de saxofone" com uma melodia cantarolada. A ferramenta também gerou uma batida de bateria a partir de um beatbox.

Contudo, as capacidades deste modelo generativo serão exclusivas para participantes do Music AI Incubator, grupo de cantores e compositores fundado em agosto deste ano. "Artistas, compositores e produtores da Music AI Incubator estão nos ajudando a testar, aprender, obter feedback e ouvir ideias para podermos desenvolver as melhores experiências possíveis para nossa comunidade de artistas, espectadores e fãs", explica o YouTube.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.