Apple pode usar IA do Google ou ChatGPT no próximo iPhone

2 min de leitura
Imagem de: Apple pode usar IA do Google ou ChatGPT no próximo iPhone
Imagem: GettyImages

A Apple pode fechar uma parceria com o Google para utilizar serviços de inteligência artificial (IA) da rival no próximo iPhone. A informação é da Bloomberg, que ouviu rumores sobre o assunto de fontes ligadas à indústria.

De acordo com a especulação, negociações entre as marcas estão em andamento. A ideia seria utilizar o Gemini, que é o atual chatbot e modelo de linguagem de IA da Google, incorporado de alguma forma ao celular Apple.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Os termos do contrato ainda não foram definidos e são duas as possibilidades. A Apple pode pagar à rival uma taxa para que o Gemini seja o seu mecanismo principal de IA generativa do aparelho ou o contrário, com o Google investindo para garantir a preferência como serviço padrão.

Ambas já têm um contrato de longa duração e altos valores para que o buscador padrão do celular da Apple seja o Google. A fabricante, entretanto, já estaria desenvolvendo uma alternativa para não depender tanto de uma concorrente nesse segmento de pesquisa.

Até agora, nenhuma das empresas comentou o assunto oficialmente.

Apple prepara revelações em IA ainda para 2024

Ainda segundo a Bloomberg, fora a Google, a Apple mantém conversas com a OpenAI para firmar um acordo parecido. A OpenAI, dona do ChatGPT, popular e pioneiro chatbot generativo, também pode ser uma das responsáveis no fornecimento de serviços de IA no iPhone.

Caso essas negociações realmente deem frutos, isso significa que os planos da Apple para o iPhone de 2024 ainda não são tão ambiciosos quanto pareciam. Na prática, eles envolveriam uma mistura de recursos próprios de IA e plataformas terceirizadas.

O iPhone 16 deve estrear os recursos de IA da empresa.O iPhone 16 deve estrear os recursos de IA da empresa.Fonte:  GettyImages 

Em declarações recentes, o CEO da Apple, Tim Cook, confirmou que a Apple vai revelar uma IA generativa ainda em 2024 e que ela é tida como "revolucionária".

A expectativa para esses recursos só aumentou com as notícias de que a companhia cancelou a ideia de uma década de lançar um carro elétrico para direcionar funcionários e investimentos aos projetos envolvendo IA.

Algumas das iniciativas devem ser mostradas já na WWDC 2024, conferência da empresa para desenvolvedores que acontece em junho. Já a próxima geração do iPhone será possivelmente apresentada seguindo o calendário tradicional da companhia, em setembro.

Gostou do conteúdo? Então, fique de olho aqui no portal e mantenha-se atualizado sobre tecnologia em tempo real. Até a próxima!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.