Como usar o Gemini em celulares Android?

2 min de leitura
Imagem de: Como usar o Gemini em celulares Android?
Imagem: Getty Images

Em fevereiro deste ano, o Google começou a fazer a substituição do Google Assistente pelo Gemini. Este é o atual chatbot de inteligência artificial da Gigante das Buscas, que aos poucos vem ganhando a atenção de cada vez mais pessoas.

Nas linhas abaixo, vamos explicar o que você precisa fazer para usar o Gemini no celular e aproveitar todos os seus recursos dessa nova tecnologia. Confira!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Gemini é a inteligência artificial que vem para substituir o Google Assistente. (Fonte: PHAndroid/Reprodução)Gemini é a inteligência artificial que vem para substituir o Google Assistente. (Fonte: PHAndroid/Reprodução)Fonte:  PHAndroid/Reprodução 

Como usar o Gemini no Android?

Caso esteja interessado em conferir todas as novidades trazidas por essa tecnologia da Google, é possível fazer isso de duas maneiras: usando o aplicativo ou pelo navegador. Confira como usar cada uma dessas possibilidades:

Passo a passo para usar o Gemini pelo aplicativo

Uma das formas de usar o Gemini no celular é pelo aplicativo. Entretanto, ele talvez não esteja disponível para todos os aparelhos durante essa fase inicial. Outro ponto importante: é preciso ter um aparelho com pelo menos 4 GB de memória RAM e Android – a partir do 12 – instalado para usar seus recursos.

Se o seu aparelho está dentro dessas especificações, basta fazer o seguinte:

  • Acesse a Play Store em seu aparelho e faça o download do aplicativo;
  • Toque para abrir e inicie o processo de instalação;
  • Siga todas as etapas na tela e depois configure o Gemini para ser o seu assistente principal.

Vale mencionar que, após realizar todas as etapas para usar o aplicativo, é possível abri-lo de três formas diferentes: na própria biblioteca de aplicativos, mantendo pressionado o botão de ligar ou desligar o aparelho e dizendo o comando 'Ei, Google'.

Passo a passo para usar o Gemini pelo navegador

Interface do Gemini para uso direto do navegador. (Fonte: TecMundo/Reprodução)Interface do Gemini para uso direto do navegador. (Fonte: TecMundo/Reprodução)Fonte:  TecMundo/Reprodução 

Caso não queira ocupar espaço da memória do seu aparelho, também dá para usar o Gemini no celular abrindo a inteligência artificial diretamente do navegador. Basta seguir as etapas abaixo:

  • Abra o seu navegador favorito e acesse o link oficial da plataforma;
  • Faça login em sua conta Google;
  • Comece a conversar com o Gemini. Lembrando que a inteligência artificial aceita comandos em áudio, texto e vídeo.

Como foi o lançamento do Gemini?

Tal como acontece com várias outras tecnologias, o lançamento do aplicativo do Gemini vai acontecer de maneira gradativa. Além disso, ela pode apresentar alguns problemas, como os já conhecidos erros referentes à geração de imagens da inteligência artificial.

A própria Google já ressaltou que está ciente dessa questão. Inclusive, Sundar Pichai, CEO da Gigante das Buscas, comentou que o time já está trabalhando na solução para esse problema.

“Nenhuma IA é perfeita, especialmente nesta fase emergente do desenvolvimento da indústria, mas sabemos que o padrão é alto para nós e continuaremos assim pelo tempo que for necessário. E revisaremos o que aconteceu e garantiremos que consertaremos em grande escala”, explicou o executivo.

Vale lembrar que esse problema ganhou destaque depois que a inteligência artificial retratou alguns personagens históricos com problemas de etnia. Ela inclusive chegou inclusive trazer negros e orientais em uma imagem de soldados nazistas, o que gerou diversos debates na comunidade.

Gostou do conteúdo? Então, continue de olho aqui no portal e mantenha-se atualizado sobre

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.