Google anuncia Gemini 1.5, versão mais poderosa do seu modelo de IA

2 min de leitura
Imagem de: Google anuncia Gemini 1.5, versão mais poderosa do seu modelo de IA
Imagem: Google/Divulgação

O Google apresentou hoje (15) o Gemini 1.5, nova geração do modelo de inteligência artificial (IA) generativa que alimenta o chatbot da gigante das buscas. A versão mais recente da ferramenta promete otimizações na capacidade de processamento, reduzindo o tempo de resposta, e maior assertividade.

Desenvolvida a partir da arquitetura Mixture of Experts (MoE), a atualização executa apenas parte do modelo geral em vez de toda a rede durante uma pesquisa. Segundo o Google, isso o torna mais veloz e eficiente, sendo capaz de lidar com uma quantidade gigante de informações ao mesmo tempo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Sucessor do Gemini, o modelo 1.5 consegue lidar com até 1 milhão de tokens simultaneamente, superando com folga os 32 mil tokens do Gemini 1.0 Pro e os 132 mil tokens do GPT-4 da OpenAI. Futuramente, a desenvolvedora pretende ampliar o número para 10 milhões de tokens, já alcançado em testes.

Com a janela de contexto anunciada agora, o Gemini 1.5 pode processar uma quantidade de informações equivalente a 1 hora de vídeo, 11 horas de áudio, 30 mil linhas de código ou mais de 700 mil palavras de uma só vez. Em uma demonstração, o Google pediu à IA que analisasse o PDF contendo as transcrições da missão Apollo 11, cujas 402 páginas foram lidas em segundos.

Desempenho otimizado e testes de segurança

Na corrida para construir a melhor IA generativa do mercado, o Google destaca que a nova geração do Gemini superou a anterior em 87% nos testes de benchmark, em um painel de avaliações de texto, código, foto, áudio e vídeo. O recém-lançado Gemini Ultra também ficou para trás, com o modelo atualizado se mostrando 55% mais rápido.

A gigante da tecnologia disse, ainda, que a nova versão tem passado por “extensos testes de ética e segurança”, expondo a ferramenta a uma série de danos potenciais. O objetivo é garantir que o mecanismo esteja totalmente seguro para um lançamento mais amplo.

O Gemini 1.5 será disponibilizado inicialmente para desenvolvedores e usuários corporativos, antes de ser liberado para o público no chatbot de mesmo nome, o que ainda não tem data para acontecer. A Samsung é uma das empresas com acesso à solução na fase de testes, por meio do Vertex AI, desenvolvendo recursos de IA para a série Galaxy S24.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.