Llama 3: novo modelo de linguagem de IA da Meta deve ser lançado em julho

1 min de leitura
Imagem de: Llama 3: novo modelo de linguagem de IA da Meta deve ser lançado em julho
Imagem: GettyImages

A Meta, dona de serviços como Facebook, Instagram e WhatsApp, está trabalhando em uma nova geração do seu modelo de linguagem para inteligência artificial (IA). Ele deve se chamar Llama 3, de acordo com uma reportagem do site The Information.

A terceira geração do modelo de linguagem de larga escala tem o lançamento previsto para julho deste ano. Até agora, entretanto, essa informação é apenas uma especulação. A própria Meta ainda não confirmou a existência do projeto ou uma data próxima para a sua apresentação.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com a matéria original, o Llama 3 tem como objetivo principal melhorar as respostas de chatbots aos questionamentos e pedidos dos usuários. Uma das críticas recebidas pela Meta em gerações anteriores da IA envolve respostas consideradas incompletas, insuficientes ou mal interpretadas.

No momento, a equipe da companhia trabalha para flexibilizar a IA, permitindo que ela compreenda contextos e entenda que palavras podem ter diferentes significados, de acordo com o resto da frase ou comandos anteriores.

Meta na corrida dos modelos de linguagem

Com a provável chegada do Llama 3, a Meta vai se posicionar ainda mais como uma companhia especializada em modelos de linguagem no setor de IA. A ideia atual da marca é investir cada vez mais na área, inclusive reduzindo os esforços no metaverso.

Concorrentes diretos dela hoje incluem o GPT, da OpenAI (usado em serviços como o ChatGPT e o Microsoft Copilot), e o Gemini, do Google.

O Llama 2, atual modelo de linguagem da empresa.O Llama 2, atual modelo de linguagem da empresa.Fonte:  Meta 

Sigla para Large Language Model Meta AI, o primeiro Llama foi apresentado em fevereiro de 2023 ainda em fases iniciais de desenvolvimento. Já a segunda geração apareceu em julho do ano passado, com promessa de funcionar inclusive em dispositivos móveis.

Na prática, a Llama já rendeu ferramentas como um assistente de programação e uma IA capaz de gerar vídeos a partir de texto, além de chatbots que incorporam diferentes personalidades.

Ao mesmo tempo, por motivos de segurança e combate à desinformação, a Meta já trabalha também em ferramentas para identificar imagens geradas por IA.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.