Windows 11 testa ferramenta com IA para remover objetos de imagens

1 min de leitura
Imagem de: Windows 11 testa ferramenta com IA para remover objetos de imagens
Imagem: GettyImages

A Microsoft testa uma ferramenta com inteligência artificial (IA) para apagar detalhes e elementos de fotos. O recurso foi adicionado ao editor nativo do Windows 11, disponível exclusivamente para testadores inscritos no programa Windows Insider.

A novidade foi anunciada nesta quinta-feira (22) e é distribuída na compilação 2024.11020.21001.0 do app Fotos. A Microsoft batizou o recurso como "Generative Erase" e, assim como o "Magic Eraser" do Google Fotos, permite remover elementos de uma captura com facilidade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O Generative Erase usa inteligência artificial para remover elementos de fotos com facilidade.O Generative Erase usa inteligência artificial para remover elementos de fotos com facilidade.Fonte:  Microsoft/Reprodução 

Nas demonstrações compartilhadas pela Microsoft, a ferramenta conseguiu remover pessoas e até a coleira do cachorro sem interferir em outros objetos, preservando a qualidade da imagem.

Para usar a ferramenta, o usuário precisa apenas selecionar o objeto que deseja remover usando o pincel do editor de fotos. A IA toma conta de reconhecer a intenção do usuário e fazer as modificações necessárias.

Naturalmente, o resultado não é perfeito. No exemplo publicado pela MS, por exemplo, é possível observar resquícios da edição gerados pela retirada da coleira. Ainda assim, para uma publicação em rede sociais, a foto final pode ser satisfatória.

Além da seleção manual, o usuário também pode adicionar máscaras para remover mais de um objeto automaticamente.

Em testes no Windows 11

O Generative Erase do Fotos é distribuída para testadores de todos os canais de teste do Windows 11 — Canary, Dev, Beta e Prévia de lançamento.

Além da novidade da vez, a Microsoft também liberou os recursos de edição (desfoque de fundo, remoção e substituição de plano de fundo) e o próprio Generative Erase para o Fotos do Windows 11 para dispositivos ARM. O Windows 10 também recebe as adições.

Não se sabe quando os recursos serão lançados para o público geral, mas não deve demorar para isso acontecer. Por agora, vale ficar atento às atualizações liberadas para o app Fotos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.