Microsoft irá usar fábricas da Intel para produzir processadores; veja detalhes

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft irá usar fábricas da Intel para produzir processadores; veja detalhes
Imagem: GettyImages

A Intel vai fabricar chips desenvolvidos pela Microsoft, anunciou a empresa no evento Intel Foundry desta quarta-feira (21). Sem especificar a finalidade dos componentes, é possível que sejam processadores e aceleradores de inteligência artificial (IA).

A parceria com a Intel é importante para que a Microsoft atinja seus objetivos, afirmou o CEO Satya Nadella. "Para alcançar esta visão, precisamos de um fornecimento confiável de semicondutores mais avançados, de alto desempenho e de alta qualidade. É por isso que estamos tão entusiasmados em trabalhar com a Intel Foundry e por que escolhemos um design de chip que planejamos produzir no processo Intel 18A", explicou o executivo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A Microsoft quer fabricar chips usando o processo de fabricação Intel 18A.A Microsoft quer fabricar chips usando o processo de fabricação Intel 18A.Fonte:  GettyImages 

Segundo a Intel, essa parceria tem potencial de gerar mais de US$ 15 bilhões. Os frutos dessa parceria serão componentes fabricados no processo Intel 18A, um novo método com previsão de estreia para o começo de 2025.

Essa seria uma das primeiras parcerias de grande importância para a Intel, que busca restabelecer a liderança no segmento de fabricação de chips.

Detalhes sobre os frutos dessa parceria ainda são escassos. Não há informações concretas sobre quais processadores a Microsoft pretende fabricar nas unidades da Intel, tampouco qual público pretende focar com esses produtos.

Porém, há rumores de que a Microsoft busca ter mais independência da Nvidia nos servidores usados para alimentar seus modelos de IA. Para isso, a empresa precisaria desenvolver chips próprios e incorporá-los nas próprias máquinas.

Também existe a possibilidade de a Microsoft estar interessada em ingressar no mercado de processadores para uso doméstico.

De toda forma, os resultados dessa colaboração só devem aparecer no mercado após a inauguração do processo de fabricação Intel 18A. Por enquanto, todas as informações acerca dos planos das empresas são apenas especulações.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.