Google Maps: aprenda a calibrar a bússola do seu celular

1 min de leitura
Imagem de: Google Maps: aprenda a calibrar a bússola do seu celular

Imagine a seguinte situação: você está viajando numa cidade que não conhece muito bem e decide utilizar o Google Maps para encontrar a direção certa. Nisso, há um pequeno problema: a bússola aponta para direções erradas ou nem mesmo se mexe. Já aconteceu isso com você? 

Trata-se de um problema comum e bem fácil de ser resolvido. Quando a bússola do dispositivo Android começa a se comportar de um jeito estranho, basta calibrá-la novamente. Confira: 

  • Abra o Google Maps.
  • Toque no ponto azul, que indica sua posição.

212

  • Um menu vai se abrir.

1

  • Nele, selecione a opção “Calibrar bússola”. 
  • Você verá uma animação, que vai mostrar o movimento que deve ser feito para calibrar a bússola.

3

  • Após terminar, será exibida a mensagem “precisão alta”, escrita em verde. 

Se os passos que mostramos aqui não funcionarem, você pode experimentar abrir o app novamente e fazer alguns movimentos diferentes: segure o celular e empurre a parte superior dele para longe de você. Depois, repita o movimento, mas empurrando a parte inferior. O passo seguinte é segurar o aparelho e virá-lo para a direita e para a esquerda, movendo o pulso. Por fim, segure seu celular novamente e deite-o para a direita e a esquerda, como se você fosse usar o modo de paisagem. 

Mas, convenhamos: pode não ser muito bacana fazer esses testes em público, certo? Afinal, você estará movendo seu celular de formas engraçadas. Para não chamar a atenção, uma possibilidade é instalar aplicativos que analisam o funcionamento da bússola e de outros sensores do smartphone. Uma opção é utilizar o GPS Essentials, que pode ser baixado na Google Play.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.