Desatualizado: é perigoso ficar com o celular sem as devidas atualizações?

4 min de leitura
Imagem de: Desatualizado: é perigoso ficar com o celular sem as devidas atualizações?
Imagem: GettyImages

Seja para um aplicativo ou sistema operacional de um smartphone, atualizações são necessárias para manter o bom funcionamento do software ou do equipamento. E, evidentemente, ignorar esse fato nem sempre é um bom negócio.

Neste artigo, abordamos os principais problemas que envolvem utilizar um smartphone sem as suas devidas atualizações. E, desde já, podemos antecipar que há diversos riscos envolvidos nessa ação. Por isso, confira o que fazer para manter seu celular seguro.

Utilizar um smartphone desatualizado pode trazer diversos problemas na segurança e no desempenho.Utilizar um smartphone desatualizado pode trazer diversos problemas na segurança e no desempenho.Fonte:  GettyImages/Reprodução 

Quais são os perigos de ficar com o celular desatualizado?

Em muitos casos, as atualizações disponibilizadas para smartphones estão mais associadas ao seu sistema operacional. Porém, de tempos em tempos, a fabricante pode disponibilizar um update visando melhorar o desempenho do aparelho.

Muitas vezes essas melhorias chegam primeiro a um número limitado de pessoas que vão avaliar se tudo funciona bem. Em caso positivo, tais informações são enviadas para o restante do público.

Faça os updates necessários em seu smartphone e evite os perigos dos dispositivos desatualizados.Faça os updates necessários em seu smartphone e evite os perigos dos dispositivos desatualizados.Fonte:  GettyImages 

Por se tratarem de sistemas que geralmente trazem melhorias em quesitos de segurança, deixar de instalá-los pode garantir brechas para a ação de cibercriminosos. A seguir, listamos alguns problemas comuns ao utilizar um celular que não está atualizado.

1. Vulnerabilidades na segurança

As atualizações trazem arquivos capazes de corrigir falhas de segurança assim que elas são detectadas. Dessa forma, ignorar as atualizações é uma forma de expor seu aparelho a hackers.

Por conta disso, manter o smartphone atualizado é uma medida importante para que o dispositivo esteja sempre funcionando da maneira correta.

2. Desempenho

Um smartphone desatualizado vai trazer diversos problemas no que diz respeito ao desempenho.Um smartphone desatualizado vai trazer diversos problemas no que diz respeito ao desempenho.Fonte:  GettyImages/Reprodução 

Outro ponto facilmente percebido em um smartphone desatualizado, diz respeito ao desempenho. Caso não esteja com as otimizações em dia, você pode ter um aparelho que acaba apresentando lentidão e outros problemas com o passar do tempo.

Se não bastasse isso, a falta de atualização ainda afeta a bateria e o funcionamento de alguns aplicativos, que podem simplesmente não abrir mais – de uma hora para outra.

3. Experiência comprometida

Outro ponto importante quando falamos de problemas em manter um smartphone desatualizado são os impactos na sua experiência geral como usuário. Com a falta de atualizações, seu aparelho pode ficar sem um recurso inédito ou mesmo uma melhoria para a câmera.

O que acontece quando celular não recebe mais atualização?

Em média, um smartphone costuma receber atualizações importantes por pelo menos três anos.Em média, um smartphone costuma receber atualizações importantes por pelo menos três anos.Fonte:  GettyImages/Reprodução 

Em muitos casos, a saída mais comum ao perceber que um celular está ficando desatualizado é trocar o aparelho. Entretanto, há casos em que mesmo sem novos patches você consegue utilizá-lo sem comprometer sua segurança.

A primeira forma é quando aplicativos populares deixam de receber atualização. Por padrão, aparelhos que integram categorias de entrada e intermediários tendem a perceber essas diferenças mais rapidamente do que os modelos considerados premium.

Uma pesquisa realizada pela Mobile Time/Opinion Box em 2022, revelou que as fabricantes de smartphones costumam diminuir suas atualizações cerca de 18 meses após o fim de cada geração de aparelho. Logo, isso faz com que o tempo de vida útil de um dispositivo seja de, em média, três anos.

Outro ponto importante que muitas pessoas acabam não percebendo: o celular não recebe atualizações mais recentes caso tenha pouco espaço de armazenamento. Por conta disso, é importante sempre ficar de olho nessa informação para não arriscar ficar com um aparelho desatualizado.

Como faço para atualizar o celular?

Sabendo agora da importância de manter um celular com as atualizações mais recentes, confira abaixo o que fazer para ter os últimos updates em cada sistema operacional.

Como atualizar celular iOS?

Antes de iniciar a atualização, é aconselhável fazer backup dos dados importantes do seu dispositivo, seja no iCloud ou através do iTunes no computador. Na sequência, basta seguir as etapas abaixo:

  • Vá para 'Configurações' no seu dispositivo iOS e entre na opção 'Geral';
  • Toque na opção 'Atualização de Software' para verificar se há atualizações disponíveis;
  • Se uma atualização estiver disponível, toque em 'Baixar e Instalar' para iniciar o processo de download;
  • Se solicitado, insira sua senha de desbloqueio para confirmar a instalação da atualização;
  • O dispositivo fará o download da atualização e reiniciará automaticamente para completar o processo de instalação. Após reiniciar, siga as instruções na tela para concluir;
  • Vá para 'Configurações' > 'Geral' > 'Sobre' para confirmar que o seu dispositivo está agora executando a versão mais recente do iOS.

Como atualizar celular Android?

Caso esteja se perguntando como atualizar um celular com sistema Android, basta realizar os procedimentos abaixo:

  • Acesse a opção 'Configurações' e procure a área que trata sobre as atualizações de sistema;
  • Toque nessa opção e verifique se há um update disponível. Caso positivo, toque em 'Baixar' ou 'Baixar e Instalar';
  • Ao finalizar o processo de download, instale as atualizações e aguarde a finalização desse processo;
  • O aparelho deve reiniciar automaticamente durante o procedimento. Caso contrário, faça isso de maneira manual quando for solicitado;
  • Siga as instruções na tela para concluir todo processo e evitar usar o seu dispositivo Android desatualizado. Depois, acesse a seção 'Sobre o dispositivo' dentro das 'Configurações' para confirmar se está com a versão mais recente do sistema.

Esperamos que o conteúdo sobre como atualizar o celular e a importância desse procedimento tenha lhe ajudado. Aproveitamos também para convidar você a ler sobre a atualização que deixou o iPhone 12 seguro para ser utilizado na França. Até a próxima!

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.