HarmonyOS Next: sistema operacional sem Android da Huawei surge em vídeo

1 min de leitura
Imagem de: HarmonyOS Next: sistema operacional sem Android da Huawei surge em vídeo
Imagem: Huawei

A Huawei lançou um novo material do HarmonyOS Next, a nova versão do sistema operacional móvel da marca. O clipe serve como introdução para a atualização, que chegará oficialmente a dispositivos no último trimestre de 2024 e virá de fábrica nos próximos lançamentos da marca.

Exibido pela primeira vez no evento Harmony Ecology Conference, realizado nesta quinta-feira (18), o vídeo destaca alguns elementos visuais e recursos da plataforma.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Confira abaixo a prévia:

Antes do lançamento, uma versão Beta do HuaweiOS Next deve ser liberada pela companhia no segundo trimestre de 2024 para que o público tenha uma ideia mais concreta do que esperar da plataforma.

HuaweiOS Next é evolução na estratégia da marca

Chamado também de Galaxy Edition na China, o sistema operacional é descrito como um serviço de cores vívidas, imersivo e espacial (no sentido de atingir diferentes dimensões).

O serviço terá alguns recursos que não existiam no HarmonyOS original, como novos efeitos de janelas flutuantes e aplicativos nativos identificados por cores próprias, que os diferenciam uns dos outros.

Tecnicamente, outro diferencial do sistema é que ele é feito totalmente do zero pela Huawei, sem a dependência do kernel do Linux ou do ecossistema do Android, como ocorrem com outras plataformas paralelas.

Na prática, isso significa que a fabricante chinesa está totalmente independente da Google, depois de ser proibida de utilizar aplicativos e serviços da companhia em 2020 pelas tensões políticas entre China e Estados Unidos.

O Huawei P60 Pro, atual celular top de linha da marca.O Huawei P60 Pro, atual celular top de linha da marca.Fonte:  Huawei 

Como a Google Play Store não estará disponível, a Huawei garante que já tem ao menos 200 aplicativos nativos em desenvolvimento para as mais variadas funções e de nomes de peso da indústria. Em um primeiro momento, apenas o mercado chinês deve receber o HarmonyOS Next.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.