IA Quântica e mais: 7 tendências de IA que devemos ficar de olho em 2024

5 min de leitura
Imagem de: IA Quântica e mais: 7 tendências de IA que devemos ficar de olho em 2024
Imagem: GettyImages

A Inteligência artificial não é uma novidade completa. Para se ter ideia, a primeira vez que essa definição apareceu foi nos anos 50. Porém, ela ainda não tinha se tornado uma tendência.

Sem dúvidas, essa tecnologia foi fruto de muitas revoluções ao redor do mundo: na cultura, no entretenimento, no trabalho e nas relações pessoais. Com o ChatGPT e muitas outras opções disponíveis e que ganharam corpo principalmente em 2023, não dá pra não falar do futuro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por isso, vamos te apresentar 7 tendências de IA que devemos ficar de olho em 2024 e nos próximos anos que virão.

1. IA Quântica

IA Quântica surge como uma solução para problemas complexosIA Quântica surge como uma solução para problemas complexosFonte:  GettyImages 

A IA Quântica promete unir a inteligência artificial com Computação Quântica para resolver problemas que, até hoje, ainda são complexos demais para uma máquina conseguir dar uma resposta.

Na Computação Quântica, sabe-se que existem aspectos da ciência da computação, da física e da matemática que podem usar mecânica quântica para resolver problemas complexos mais rapidamente do que em computadores tradicionais.

Ao trazer essa ideia para o fortalecimento das IAs, seria possível ainda mais agilidade, e melhor, mais escalabilidade para o desenvolvimento de soluções que, antes, eram quase impossíveis de existirem. Porém, essa é uma tecnologia que veremos ganhar força sobretudo entre as startups e big techs – pouco chegando à população geral, como o que ocorreu com as IAs generativas.

2. IoT e Machine Learning

IoT é a Internet das Coisas, onde conseguimos enxergar fisicamente objetos e dispositivos conectados e equipados com tecnologia para receber, interpretar e enviar dados entre si e para outras coisas. Quando incorporamos internet aos eletrodomésticos, carros, termostatos, babás eletrônicas e tantos outros aparelhos, alcançamos um novo nível de uso do que está ao nosso redor.

Com Machine Learning – capacidade de uma máquina em aprender e aplicar conceitos –, conseguimos oferecer ainda mais complexidade aos serviços que nos são executados. Como fazer previsões, recomendações e ajudas personalizadas com base em padrões.

Em 2024, com o avanço significativo das IAs, veremos a Internet das Coisas e o Machine Learning alcançarem o próximo nível: aprende-se mais rápido, com mais eficiência, aplica com mais facilidade e os modelos vão se tornando ainda mais sofisticados.

3. IA Explicável

IA explicável pode ser uma solução para a regulamentaçãoIA explicável pode ser uma solução para a regulamentaçãoFonte:  GettyImages 

A IA Explicável também terá um papel importante em 2024 e, por conta disso, surgirá como uma forte tendência. Especialmente ao ser uma base de apoio especialmente para outra tendência que vamos discutir aqui: a regulação das IAs.

A IA Explicável tem o papel de descrever um modelo de inteligência artificial em detalhes. Por exemplo, seu impacto, potenciais problemas, abordagem e outras questões. Com isso, tanto quem trabalha com ela como quem atua monitorando-a, tem mais transparência e compreensão do que será realizado.

Quanto mais explicada uma IA for, melhor para ela, para as empresas e para a sociedade como um todo. Em setores mais críticos, como saúde e finanças, isso será visto com ainda mais força, permitindo que os usuários compreendam melhor como as decisões pode ser tomadas dentro do ecossistema.

4. IA na saúde

Como mencionamos antes, a saúde pode ser uma das áreas que receberão o auxílio da IA em 2024 e nos próximos anos. Principalmente depois da pandemia, observou-se como essa esfera é importante para a vivência do planeta.

Alguns avanços que poderão ser vistos, são a utilização de IAs para diagnósticos médicos simples, análises de imagens e até mesmo previsão de surtos de doenças. Ainda que sejam aspectos que necessitam de cuidado máximo, as Inteligências Artificiais hoje já são capazes de realizar esses processos com maestria e praticamente sem erros. É a capacidade de processar grandes volumes de dados médicos com o objetivo de salvar vidas.

5. IA na Música

As IAs estarão ainda mais presentes na música em 2024As IAs estarão ainda mais presentes na música em 2024Fonte:  GettyImages 

Um tipo de inteligência artificial que vimos surgir com força, especialmente no segundo semestre de 2023, e que vai ganhar ainda mais espaço nos próximos anos é a IA de Música.

Ver seu ídolo cantando músicas inéditas a partir da interpretação de um dado existente, ocorreu com muitos artistas: The Beatles,  Ariana Grande e Michael Jackson – por exemplo –, apareceram com canções que seriam impossíveis deles interpretarem, seja por conta do idioma ou mesmo porque já não estão mais entre nós.

Ainda que a regulação esteja sendo criada para a produção musical e mixagem com IA, o que vai frear em partes a tendência, ela ainda pode ganhar mais corpo no ano que vem, possibilitando novas formas de geração de músicas, incluindo de pessoas que sequer são artistas.

6. IA em ESG

ESG é a sigla que denomina Environmental, Social and Governance ou, em tradução livre, Ambiental, Social e Governança. Nesse quesito, as IAs também podem auxiliar gestores a tomar melhores decisões para o bem social e o benefício de diversas organizações.

A aplicabilidade pode estar vinculada a ideias para sustentabilidade, finanças, manutenção e até mesmo formulação de protocolos, por exemplo.

Da mesma forma que outras tecnologias apresentadas aqui, parte-se da observação e interpretação de uma base significativa de dados, para poder encontrar padrões e formular melhorias para as empresas. Muitos empreendedores têm a ganhar com essa tendência em 2024.

7. Regulamentação da IA

Leis serão criadas em 2024 para dar mais ética ao uso das IAsLeis serão criadas em 2024 para dar mais ética ao uso das IAsFonte:  GettyImages 

Como já conseguimos perceber, seja durante a leitura deste artigo ou nas discussões atuais da sociedade, existem muitas vantagens no avanço das IAs, porém, muita preocupação também.

São milhares de questões éticas e regulatórias que se tornaram relevantes por conta do uso descabido e irresponsável das Inteligências Artificiais. Seja para aplicar golpes, como em mudança de voz de pessoas, quanto realizar deep fakes, que movem uma imagem de uma pessoa como se estivesse gravado um vídeo.

O ano de 2024 será transformador nesse sentido, onde as discussões que estão sendo levantadas por diversos governos no mundo — incluindo o Brasil — chegarão a uma constituição iminente com o objetivo de frear comportamentos irregulares e predatórios.

Deve haver um comportamento natural formulado por meio da regulamentação, que mova a sociedade para benefício próprio, com melhorias em campos importantes, como atração de investimentos, melhorar a qualidade de vida e moldar a sociedade para paz, por exemplo.

Qual sua opinião? Como vê essas tendências mudando o nosso mundo em 2024 e nos próximos anos? Fique de olho aqui no TecMundo e até a próxima!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.