The Beatles: música feita com ajuda da IA ganha data de lançamento

1 min de leitura
Imagem de: The Beatles: música feita com ajuda da IA ganha data de lançamento
Imagem: The Beatles

A banda britânica The Beatles vai lançar a sua "música final", décadas depois do fim do grupo e com ajuda da inteligência artificial (IA). A faixa se chama "Now And Then" e o lançamento está programado para o dia 2 de novembro, às 11h, no horário de Brasília.

O áudio, um clipe e um documentário de 12 minutos que conta a história do projeto serão lançados de graça em várias plataformas, mas detalhes sobre a estreia só serão revelados nos próximos dias.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Um teaser mostrando um pouco do processo de gravação e recuperação da faixa também foi liberado pelo canal da banda. Confira abaixo:

"Now And Then" foi composta originalmente na década de 1970 por John Lennon já em carreira solo, mas ele apenas fez uma gravação de voz e piano em uma fita e nunca divulgou oficialmente o resultado.

Essa mídia foi entregue a Paul McCartney em 1995 pela viúva do músico, a artista Yoko Ono, quase 15 anos depois da morte do cantor.

Com uma pequena ajuda da inteligência artificial

Paul e os demais membros da banda, George Harrison (que faleceu em 2001) e Ringo Starr, cogitaram trabalhar na faixa e lançá-la em algum tipo de coletânea, mas a ideia nunca saiu do papel, em especial por limitações técnicas.

A solução surgiu em 2022 com o diretor Peter Jackson, da trilogia O Senhor dos Aneis e do documentário Get Back, que mostra os bastidores da gravação do último álbum dos Beatles.

A capa do single que sairá até em vinil.A capa do single que sairá até em vinil.Fonte:  The Beatles 

Para isolar conversas e instrumentos musicais de gravações feitas no final da década de 1960, o cineasta usou um algoritmo moderno criado pela equipe que poderia ser aplicado também na antiga fita de Lennon, ajudando a separar os canais da música e permitir um trabalho em cima dessa base.

A voz de John e o piano serão preservados, mas acompanhados de mais instrumentos e vocais de fundo. Em junho deste ano, Paul falou pela primeira vez sobre o projeto, mas na época ainda não havia uma data de lançamento prevista.

Além das plataformas digitais, "Now And Then" será lançado como um single em vinil junto com "Love Me Do", a primeira faixa da história da banda.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.