IoT e Edge Computing: como essas soluções podem ajudar no dia a dia?

3 min de leitura
Imagem de: IoT e Edge Computing: como essas soluções podem ajudar no dia a dia?
Avatar do autor

Equipe TecMundo

*Por Júlio Martins.

Estamos vivendo um período de transformação digital acelerada, tanto no ambiente empresarial quanto em nosso cotidiano. O uso de recursos que contam com conectividade Wi-Fi e Inteligência Artificial (IA) vem ganhando força em diversas áreas por proporcionarem praticidade, conforto, segurança e principalmente economia, de tempo e dinheiro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O desenvolvimento de soluções cada vez mais funcionais e criativas só é possível graças à associação de dois conceitos: Edge Computing e IoT (Internet  das Coisas, da sigla em inglês).  

Para ilustrar essa relação, imagine que você está concluindo mais uma semana intensa de trabalho. São 18 horas, você entra no carro e toma o rumo de casa. Enquanto está no trânsito, seu celular envia suas coordenadas e seu ETA (Tempo estimado para a chegada) para a Alexa (edge device), na sua residência. A Alexa inicia o processo de setup do ambiente. Baseado no seu ETA, ajusta o termostato, liga os climatizadores, adequa a iluminação, programa uma playlist especial e aciona a sua cafeteira, para que no exato momento em que você entrar em casa o aroma de café esteja no ar e a bebida no ponto para ser apreciada.  

Todos esses elementos inteligentes da sua casa comunicaram-se entre si (IoT) e foram coordenados por um dispositivo de borda (Edge Computing) para servir a você. Mas como isso funciona? É isso que vamos ver a seguir!

O que é Edge Computing e Internet das Coisas?

O Edge Computing realiza o processamento dos dados e análises o mais próximo possível de onde são gerados. Isso por intermédio do uso de dispositivos de computação (dotados de capacidade de processamento e inteligência) localizados na borda ("edge") da rede, os chamados "edge devices", permitindo rapidez na tomada de decisão e redução significativa do tempo de resposta (latência), uma vez que os dados não precisam "viajar" longas distâncias até a nuvem. 

Já a Internet das Coisas ou simplesmente IoT é rede de dispositivos físicos conectados que coletam e trocam dados entre si por meio da Internet. Estes dispositivos podem ser de qualquer espécie, desde eletrodomésticos e veículos até sensores em ambientes industriais. O IoT permite que esses dispositivos se comuniquem e tomem decisões inteligentes com base nos dados coletados do ambiente, trazendo automação e eficiência para o dia a dia das empresas e pessoas.  

IoT e Edge ComputingA interconexão de dispositivos por meio de IoT torne-se cada vez mais abrangente, especialmente com a ajuda do Edge Computing.

São diversos os exemplos que vivenciamos hoje, muitas vezes sem perceber, do uso conjunto do Edge Computing e IoT no dia a dia. Abaixo, alguns dos mais relevantes: 

  • Cidades inteligentes: monitoramento de tráfego em tempo real, otimização do gerenciamento de resíduos, iluminação pública inteligente e sistemas de segurança urbana; 
  • Saúde conectada: dispositivos de monitoramento remoto, como smartwatches e dispositivos vestíveis, que monitoram os sinais vitais e enviam alertas em caso de emergência; 
  • Agricultura de precisão: sensores inteligentes colocados em campos agrícolas coletam dados sobre a umidade do solo, temperatura, níveis de nutrientes e outros fatores importantes para o crescimento das plantas. Todas as informações são processadas localmente por dispositivos de Edge Computing, permitindo que os agricultores tomem decisões mais precisas e eficientes, como a aplicação direcionada de fertilizantes ou água, maximizando a produtividade e reduzindo os custos. 

A combinação do IoT com o Edge Computing está transformando o nosso cotidiano, trazendo soluções inteligentes para diversas áreas, permitindo automação, eficiência e melhorias significativas para nossas vidas. 

Olhando para o futuro, podemos esperar que o IoT e o Edge Computing continuem evoluindo e integrando-se ainda mais em nossas rotinas. Com os avanços contínuos em tecnologias de conectividade, como o 5G e o crescimento da capacidade de processamento em dispositivos de borda, veremos uma expansão ainda maior destas soluções. 

A previsão é que a interconexão de dispositivos por meio de IoT torne-se cada vez mais abrangente, envolvendo não apenas dispositivos pessoais, mas também infraestruturas e setores industriais. A agricultura de precisão será aprimorada, resultando em maior eficiência na produção de alimentos. As cidades serão mais inteligentes, com maior monitoramento e controle dos serviços públicos, segurança e qualidade de vida. 

O Edge Computing ficará mais poderoso e sofisticado, com dispositivos de borda capazes de executar análises complexas e aprendizado de máquina. Isso permitirá tomadas de decisão em tempo real, com aplicações mais avançadas suportando carros autônomos, saúde conectada e indústria 4.0. 

Certamente o IoT e o Edge Computing estão revolucionando nosso dia a dia, trazendo benefícios tangíveis e soluções inovadoras. À medida que essas tecnologias continuem se desenvolvendo, podemos esperar um futuro repleto de oportunidades e aprimoramentos em várias áreas, que certamente tornarão nossas vidas mais convenientes, eficientes e conectadas. 

 ****

Júlio Martins é diretor de Inovação da Roost, empresa de tecnologia especializada em soluções de edge computing.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.