Spotify confirma testes de função que cria playlists usando IA

1 min de leitura
Imagem de: Spotify confirma testes de função que cria playlists usando IA
Imagem: GettyImages

A plataforma de streaming de música Spotify confirmou que está realizando testes com um recurso de inteligência artificial (IA). A novidade é a capacidade de criar playlists com base em prompts de comando em texto.

A função já era especulada desde outubro deste ano, mas foi descoberta na prática no final de novembro. Um usuário do TikTok chamado @robdad_ mostrou a novidade funcionando em um clipe.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como mostra o vídeo, a criação de playlists por enquanto só funciona em inglês. Ela pode ser feita quando você clica em um prompt já sugerido pelo serviço ou escreve você mesmo uma mensagem — que deve descrever com o máximo de detalhes possível o gênero desejado, artistas similares ou a utilidade daquela lista.

@robdad_ Since when did they have this update on spotify. Now they got chatGPT making our playlists… also wtf is Which House Exploration???? #spotify #update #ai ? Heavy Metal Lover overlapped - jinxknsaudios

O resultado pode ser salvo na sua conta e modificado normalmente, com músicas removidas ou adicionadas. Apesar de evidências como o clipe acima, o Spotify passou semanas sem se manifestar sobre a existência dessa novidade.

Spotify garante que IA por enquanto é um teste

Procurada pelo site TechCrunch, a companhia reforçou esse é apenas um experimento, mas que pode ser adicionado à versão estável do aplicativo no futuro. Até o momento, não há indicativos que digam se a função estará disponível só para assinantes ou também usuários gratuitos.

"Nós frequentemente conduzimos uma quantidade de testes. Alguns desses experimentos acabam formando o caminho para uma experiência mais ampla, enquanto outros servem apenas como um importante aprendizado. (...) Não temos mais nada para compartilhar neste momento", disse um porta-voz da empresa ao site.

Daniel Ek, cofundador e CEO do Spotify.Daniel Ek, cofundador e CEO do Spotify.Fonte:  GettyImages 

Fora a criação de playlists, o Spotify tem outras funções já em desenvolvimento ou até implementadas usando IA. Uma delas é um recurso para traduzir podcasts automaticamente.

A plataforma também fechou uma parceria com a Google para melhorar a recomendação de conteúdo com base nos gostos dos usuários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.