Spotify anuncia recurso de IA para traduzir podcasts automaticamente

1 min de leitura
Imagem de: Spotify anuncia recurso de IA para traduzir podcasts automaticamente
Imagem: GettyImages

O Spotify divulgou nesta segunda-feira (25) que irá usar inteligência artificial (IA) para recriar as vozes de podcasters em outros idiomas.  A ferramenta de tradução aproveita tecnologia da OpenAI, o Whisper, para adaptar discurso em inglês para outras línguas.

Primeiro, a ferramenta será usada para adaptar conteúdo de episódios em inglês para espanhol. Nas próximas semanas, a ferramenta será expandida para francês e alemão.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Spotify vai usar IA para traduzir podcasts em inglês.Spotify vai usar IA para traduzir podcasts em inglês.Fonte:  GettyImages 

A adaptação acontece por meio do Whisper, tecnologia capaz de traduzir conteúdo em inglês para outros idiomas, e vice-versa. Além de transcrever o conteúdo, a ferramenta do Spotify reproduz o texto adaptado numa voz sintética.

"Ao combinar a voz do próprio criador, a Voice Translation dá aos ouvintes de todo o mundo o poder de descobrir e se inspirar em novos podcasters de uma forma mais autêntica do que nunca", pontuou o vice-presidente de personalização do Spotify, Ziad Sultan, em comunicado.

A voz sintética também pode ser criação da OpenAI. A empresa também apresentou uma série de novidades, incluindo a capacidade de gerar áudios "humanos" a partir de texto usando IA. Neste caso, porém, a ferramenta tem alcance limitado, dado os riscos em segurança.

Sem previsão de lançamento em português

Alguns episódios adaptados com inteligência artificial já estão disponíveis no Spotify. Um exemplo é um episódio do Lex Fridman Podcast, um dos primeiros parceiros da plataforma. Todos os episódios traduzidos com voz feita por IA estão disponíveis numa playlist oficial do Spotify.

Além disso, o lançamento não menciona a disponibilidade da ferramenta em português brasileiro. Sendo assim, é possível que o suporte ao idioma não esteja nos planos da empresa ainda.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.