Duolingo revela quais foram os idiomas mais populares de 2023; veja o ranking

2 min de leitura
Imagem de: Duolingo revela quais foram os idiomas mais populares de 2023; veja o ranking
Imagem: Duolingo

O Duolingo divulgou nesta segunda-feira (4) o Relatório de Idiomas 2023. O levantamento mostra como foi o ano no serviço, trazendo ainda as tendências globais, envolvendo o ensino das mais diferentes línguas ao redor do mundo.

De acordo com o Duolingo, o ano foi marcado por diferenças significativas no ranking de idiomas mais estudados. Além disso, o serviço percebeu alterações nas preferências dos usuários de acordo com a idade e eventos de escala mundial, influenciando os cursos mais acessados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O Duolingo divulgou o relatório de 2023O Duolingo divulgou o relatório de 2023Fonte:  Divulgação/Duolingo 

Idiomas mais populares no Duolingo em 2023

A língua inglesa continua sendo a mais estudada, no topo do ranking em 122 países e com especial importância em nações asiáticas e na Índia.

  1. Inglês
  2. Espanhol
  3. Francês
  4. Alemão
  5. Japonês
  6. Coreano
  7. Italiano
  8. Híndi
  9. Chinês
  10. Português

Os destaques de cada país: brasileiros preferem estudar o inglês.  Duolingo 

Os destaques de cada país: brasileiros preferem estudar o inglês.

O destaque é o idioma coreano, que passa da décima colocação em 2022 para a sexta no atual ranking. Ao lado de Estados Unidos e Índia, o Brasil é um dos países que mais procurou esse curso ao longo dos últimos 12 meses.

O ano marca também a inédita entrada do português no top 1. Segundo o Duolingo, esse interesse cresceu especialmente para "se conectar com pessoas" e "se preparar para viagens".

Os sul-americanos também ampliaram os estudos de português, sendo esse o segundo idioma mais estudado no Duolingo na Bolívia, Venezuela, Paraguai e Uruguai.

Mais destaques do Duolingo em 2023

Ainda de acordo com o relatório do Duolingo, a guerra na Ucrânia continua influenciando o aprendizado de idiomas. Dos novos alunos no mundo todo, 37% estão aprendendo o ucraniano, em um crescimento mais elevado do que línguas mais populares.

Entre os segundos idiomas favoritos, no Brasil a preferência é pelo espanhol.Entre os segundos idiomas favoritos, no Brasil a preferência é pelo espanhol.Fonte:  Duolingo 

Outra mudança pontual está na Suécia. Pela primeira vez desde que o relatório do Duolingo é realizado, o sueco não é o idioma mais aprendido no país, perdendo para o espanhol. 

Até mesmo a idade faz diferença na hora de escolher um curso. Segundo o levantamento, a geração Z tem escolhido idiomas por "razões pessoais", incluindo preferências políticas, além de línguas asiáticas.

Já o público mais velho, como os boomers, possuem ofensivas mais longas no Duolingo, ou seja, lições consecutivas todos os dias, em um mesmo idioma e menos chance de abandonar os cursos pelo caminho. Essa faixa etária também prefere um estudo com menos variações no conteúdo.

Por fim, o relatório indica ainda que os países com a maior porcentagem de pessoas estudando três ou mais idiomas são Finlândia, Alemanha e Reino Unido.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.