YouTube irá exigir que criadores coloquem avisos em vídeos gerados por IA

1 min de leitura
Imagem de: YouTube irá exigir que criadores coloquem avisos em vídeos gerados por IA
Imagem: GettyImages

O YouTube anunciou que vai disponibilizar uma série de recursos relacionados ao uso de inteligência artificial (IA). Os criadores de conteúdo deverão marcar suas produções que utilizam IA como "realista" ou "sintética" antes de realizarem o upload.

De acordo com o YouTube, "Pode ser um vídeo gerado por inteligência artificial que retrata de forma realista um evento que nunca aconteceu ou um conteúdo que mostra alguém dizendo ou fazendo algo que na verdade não fez". As medidas têm como o objetivo proteger a indústria e os usuários e afetarão toda a base da plataforma.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O vídeo apresentará detalhes de como foi feitoO vídeo apresentará detalhes de como foi feitoFonte:  YouTube 

O YouTube ressalta a necessidade dessa novidade para tópicos mais sensíveis, como política, crise pública e conflitos em andamento. Produtores de conteúdo que não seguirem as regras poderão ter os vídeos removidos, serem suspensos do programa de parcerias do YouTube, entre outras punições.

De acordo com o post na página da comunidade do YouTube, a plataforma indicará se o conteúdo foi feito com o uso de IA de duas maneiras:

"Um novo rótulo será adicionado ao painel de descrição indicando que parte do conteúdo foi alterada ou é sintética. E para determinados tipos de conteúdo sobre temas delicados, aplicaremos um rótulo mais proeminente ao player de vídeo".

No entanto, pode ter vídeos nos quais apenas um indicador não será o suficiente para avisar dos riscos do conteúdo. Nesse caso, o YouTube removerá a mídia se ela violar os guias da comunidade. 

YouTube fecha o cerco contra deepfakes

O YouTube alegou que ouviu o feedback dos usuários e decidiu dar mais força para quem se sentir incomodado com o uso de deepfakes em músicas ou vídeos. Nos próximos meses, será possível solicitar a remoção de conteúdo gerado por IA "que simula um indivíduo identificável, incluindo rosto ou voz".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.