Ministério da Saúde lança calendário digital com datas de vacinação

1 min de leitura
Imagem de: Ministério da Saúde lança calendário digital com datas de vacinação
Imagem: GettyImages

O Ministério da Saúde do Brasil apresentou nesta quarta-feira (1º) um novo guia para a população sobre vacinas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Trata-se de uma versão digital do Calendário de Vacinação, que pode ser consultado tanto em forma de site quanto visualizado em um arquivo PDF baixado no computador ou celular.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Segundo o órgão, o objetivo do serviço é "ajudar a manter o cronograma de vacinação em dia". Ele é parte do Movimento Nacional pela Vacinação, um programa do governo para recuperar as altas taxas de imunização que o país apresentava nos últimos anos.

O calendário digital de vacinação

A página do Calendário Nacional de Vacinação é dividida pelas opções Criança, Adolescente, Adulto e Idoso ou Gestante. Ao clicar em uma categoria, é possível selecionar também a idade para ter acesso às vacinas sugeridas e disponíveis no Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Um exemplo do calendário digital na versão online.Um exemplo do calendário digital na versão online.Fonte:  Ministério da Saúde 

Outras informações do portal incluem detalhes sobre quais são as doenças preveníveis por aquela vacina ou dose, além do público-alvo e os imunizantes recomendados.

Segundo o Ministério da Saúde, o site não substitui a caderneta de vacinação, já que ele é apenas um calendário para maior organização de datas e vacinas. A carteirinha física ou digital permanece em vigor e deve ser atualizada nos postos de imunização.

No mesmo ambiente digital, profissionais de saúde encontram conteúdos como "publicações técnicas, atividades do microplanejamento e portarias" para melhor planejar ações e estratégias regionalmente.

O site traz também painéis de monitoramento da vacinação contra a covid-19 e a influenza, além de um contador chamado de "vacinômetro", que registra a quantidade de doses aplicadas em todo o país.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.