Ministério da Saúde abre edital para financiar projetos de inteligência artificial no SUS

1 min de leitura
Imagem de: Ministério da Saúde abre edital para financiar projetos de inteligência artificial no SUS
Imagem: Getty Images/Reprodução

O Ministério da Saúde anunciou a abertura da chamada pública para apresentação de projetos de pesquisa que apliquem inteligência artificial (IA) no Sistema Único de Saúde (SUS). O programa deve receber investimento de até R$ 2,5 milhões em cinco propostas, ou R$ 500 mil por projeto.

A ajuda de custo é referente a um período máximo de 12 meses. Os pesquisadores selecionados devem ser de instituições brasileiras e participar ativamente na inovação e conhecimento local. As inscrições devem ser feitas até o dia 17 de novembro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ainda de acordo com a pasta, os projetos selecionados precisam oferecer as ferramentas de IA necessárias para ajudar gestores e profissionais de saúde. Os cinco temas listados pelo órgão foram:

  • Suporte a decisões clínicas;
  • Saúde pública e formulação de políticas públicas;
  • Suporte para profissionais de saúde da linha de frente;
  • Comunicações de saúde e trajetórias dos pacientes;
  • Fortalecimento dos sistemas de saúde.

O edital está disponível no site da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), integrante da iniciativa do programa Grand Challenges Brasil. Também fazem parte o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação Bill & Melinda Gates.

Produzindo inovação no Brasil

O objetivo da chamada pública, além de promover melhoras no SUS, é não depender apenas de tecnologias importadas.O objetivo da chamada pública, além de promover melhoras no SUS, é não depender apenas de tecnologias importadas.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

"À medida que a tecnologia de IA avança, há uma necessidade urgente de que países de baixa e média renda liderem projetos e co-desenvolvimento de tecnologias habilitadas por IA — ajudando, assim, a melhorar a saúde e bem-estar de suas mulheres, crianças e comunidades vulneráveis", destaca a página.

Essa necessidade foi reafirmada por Carlos Gadelha, secretário da Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde. Ele participou, na última semana, da 20ª reunião anual do programa Grand Challenges em Dacar, Senegal, representando a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

“Nós promovemos a inovação endógena (movimento econômico que faz circular recursos dentro de um território) em inteligência artificial para que não fiquemos só incorporando as tecnologias criadas por países desenvolvidos ou grandes empresas. É preciso que o Brasil produza conhecimento técnico, garanta acesso e equidade”, disse.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.