Dia Nacional da Língua Portuguesa: 7 apps para aprender português

4 min de leitura
Imagem de: Dia Nacional da Língua Portuguesa: 7 apps para aprender português
Imagem: Getty Images

Por mais que muitas pessoas se lancem no aprendizado de um idioma novo, vira e mexe vemos que existe a necessidade de estudar a língua portuguesa. Seja para aprender colocação pronominal ou algo de pontuação. Afinal, é fato que temos muitas regras para decorar e, por consequência, coisas para absorver.

Hoje em dia é possível fazer isso de maneira mais divertida, prática e em qualquer lugar com o uso de aplicativos. Aliás, é exatamente sobre softwares que ensinam língua portuguesa que falaremos nas linhas a seguir.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Vale mencionar, inclusive, que a lista abaixo vai trazer tanto opções para quem não sabe nada do nosso idioma quanto para quem deseja aprimorar ou praticar um pouco mais os conceitos de gramática e ortografia. Acompanhe!

Para quem não quer encarar o banco de uma escola de idiomas, é possível aprender sobre língua portuguesa usando aplicativos.Para quem não quer encarar o banco de uma escola de idiomas, é possível aprender sobre língua portuguesa usando aplicativos.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

1. Nemo Português

Vamos começar a nossa lista de indicações com o Nemo Português, que é mais voltado para quem não sabe muito do nosso idioma. Ele possui um sistema de aprendizado bem simples.

Ele funciona da seguinte forma: com o auxílio de 100 frases curtas e muito comuns no dia a dia do país em que a língua é utilizada, é preciso começar a memorizar e entender cada sentença apresentada.

Além desse sistema, o aplicativo permite realizar testes de pronúncia em lições de memorização e até mesmo aprender usando flashcards, que são ilustrações variadas para ajudar na memorização.

2. Conjuguemos

Aplicativos como o Conjuguemos podem ser uma boa forma de aprender um pouco mais sobre a língua portuguesa.Aplicativos como o Conjuguemos podem ser uma boa forma de aprender um pouco mais sobre a língua portuguesa.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Em um idioma como o português, uma das maiores dificuldades para muitos está no aprendizado de verbos e suas conjugações. Entretanto, o Conjuguemos consegue nos ajudar nessa tarefa.

Para aprender algumas regras existentes neste segmento da gramática, você é convidado a embarcar em uma jornada contra o computador ou um amigo. Assim que o desafio começa, é preciso, de maneira ordenada e intercalada, pontuar o máximo possível em partidas de Jogo de Memória e até mesmo Batalha Naval.

Com desafios válidos tanto para adultos para crianças, o serviço funciona apenas em computadores. Até o momento, nada foi dito sobre disponibilizar um aplicativo do Conjuguemos.

3. Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP)

O VOLP foi criado pela Academia Brasileira de Letras, sendo voltado para quem já tem conhecimento em nosso idioma e está mais interessado em aprender um pouco mais de gramática.

Caso esteja interessado, ele conta com mais de 381 mil verbetes e está totalmente atualizado com os conceitos do novo acordo ortográfico. Um ponto importante é que, ao começar a escrever uma palavra no aplicativo, ele faz sugestões de vocábulos para ajudar no reconhecimento.

4. Pequeno Dicionário Houaiss

Esse é outro aplicativo voltado para internalizar um pouco mais da língua portuguesa e aprender mais sobre algumas palavras. Dessa forma, a melhor forma de classificar o Pequeno Dicionário Houaiss é como um manual que você pode consultar em qualquer lugar.

A versão digital do Houaiss apresenta cerca de 32 mil termos para consulta. Basta digitar uma palavra para encontrar várias coisas associadas a ela, como seu plural, forma de separar as sílabas e classe gramatical. Com ele, também é possível estudar crase e pontuação, além de ter ideias de algumas estruturas de orações.

5. Preply

O Preply é uma plataforma de idioma que conecta você com professores de vários lugares do mundo.O Preply é uma plataforma de idioma que conecta você com professores de vários lugares do mundo.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

A Preply é uma plataforma online de estudo de idiomas variados. No total, são mais de 140 mil professores, sendo 874 dedicados a ensinar língua portuguesa.

Um dos diferenciais do aplicativo é o fato de permitir acessar o perfil de todos os professores e assistir a um pequeno vídeo de apresentação. Além disso, cada um deles conta com preços diferentes, bem como disponibilidade de horário para as aulas.

Outro atrativo da Preply é que o aluno não precisa ficar preso a um professor, permitindo se cadastrar em aulas com mais de um docente e perceber diferenças na pronúncia e até mesmo nos métodos de ensino.

6. Quiz de Português

Esse aqui possui um sistema de ensino um pouco diferente dos demais aplicativos que apresentamos antes. Como o próprio nome dá a entender, a ideia do Quiz de Português é oferecer jogos de perguntas e respostas para deixar o aprendizado mais dinâmico.

Quem se aventurar por aqui tem a chance de escolher a temática das perguntas que deseja responder. Elas podem ser de gramática, envolvendo regras textuais, coerência e coesão e alguns outros tópicos.

O Quiz de Português pode ser uma ótima forma de estudar vários conceitos da língua portuguesa, esteja você em busca de aprimorar os conhecimentos ou se preparando para uma prova importante como um concurso ou vestibular.

7. Acentuando

Acentuação é um tópico que gera dúvidas em muitas pessoas, mas há aplicativos que podem ajudar nessa prática.Acentuação é um tópico que gera dúvidas em muitas pessoas, mas há aplicativos que podem ajudar nessa prática.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Por fim, vamos deixar a dica de um aplicativo capaz de ajudar em tópico muito importante e que sempre gera dúvidas na língua portuguesa: a acentuação.

Com o Acentuando, é possível aprender regras de acentuação por meio de diversas questões que passam por tópicos variados. Aprenda desde a forma correta de acentuar um termo com a famosa crase a outros marcadores, como agudo e circunflexo.

Outro ponto importante é que ele traz explicações de como e onde usar cada um dos sinais gráficos. Além disso, dá para estudar utilizando perguntas de algumas das principais bancas avaliadoras do país e até mesmo disputar em um ranking com os demais usuários do aplicativo.

Gostou do conteúdo? Então, vale a pena entender se é possível ficar fluente em outros idiomas com o Duolingo. Até a próxima!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.