IA permite criar músicas a partir de composições famosas

1 min de leitura
Imagem de: IA permite criar músicas a partir de composições famosas

O MuseNet é uma nova ferramenta experimental que usa inteligência artificial (IA) para gerar músicas com vários instrumentos diferentes. Essas composições também podem ser criadas a partir da amostras de obras de artista clássicos, cantores contemporâneos, gêneros musicais e temas de filmes. Ela ainda permite a criação de músicas “do zero”, tendo apenas um estilo como como base.

Para recriar novas canções, os desenvolvedores do MuseNet usaram uma rede neural treinada com um conjunto de dados musicais on-line de diversos estilos e, com isso, o recurso é capaz de inclusive prever notas musicais em uma sequência. Os responsáveis pelo projeto também apontam que o sistema pode compreender contextos de melodias para que o resultado soe o mais natural possível.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fácil de usar

Usar a plataforma não é difícil: basta selecionar o estilo que a sua música deve seguir na seta da seção “Compose in the style of...” (“Componha no estilo de..”). Depois, vá em “starting with...” (“Começando com...”) para escolher como ela deve ser iniciada — o ideal é que essas definições sejam feitas a partir de estilos/artistas musicais semelhante.

No menu “show advanced settings” ("Exibir configurações avançadas"), mais opções para incrementar a composição são exibidas e, no equalizador disponível, a música começa a ser gerada. A sequência pode ser feita clicando na seta voltada para a direita. No botão “Completion”, é possível selecionar um entre quatro ritmos que darão forma à canção. Ao completá-la, o resultado final pode ser baixado ou compartilhado no Twitter.

(Fonte: MuseNet/Reprodução)

Fase de construção

O MuseNet ainda é um protótipo, por isso ele pode apresentar lentidão durante o processo ou criar músicas um pouco estranhas. Algumas restrições da plataforma também podem ser o motivo de nem tudo ser satisfatório ao usá-la.

Talvez esse recurso não faça muito sucesso, mas a OpenAI, empresa responsável pelo projeto, foi notícia recentemente com outro produto. Seus pesquisadores criaram há pouco tempo uma IA que venceu uma equipe de campeões mundiais do game Dota 2.

Quem quiser experimentar o MuseNet deve se apressar, pois o software musical estará disponível para o público só até 12 de maio. Depois, a OpenAI irá fazer uma série de avaliações e mudanças na plataforma, que só poderá ser acessada de forma parcial.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.