Motorola exibe tela dobrável que se enrola no pulso e anuncia o assistente MotoAI

2 min de leitura
Imagem de: Motorola exibe tela dobrável que se enrola no pulso e anuncia o assistente MotoAI
Imagem: Motorola/Divulgação

Durante o Lenovo Tech World 23, nesta terça-feira (24), a Motorola anunciou um novo conceito de display adaptável que pode se moldar em diferentes posições. Além disso, apresentou o MotoAI, um assistente pessoal baseado em inteligência artificial (IA) para celulares e computadores.

O novo conceito de display adaptável da Motorola tem uma mecânica mais avançada do que já temos em celulares dobráveis, como os da linha Razr. Ele pode ser "enrolado" no pulso ou até mesmo ficar com a parte inferior dobrada, exibindo o conteúdo na área superior — numa espécie de suporte, por exemplo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com 6,9 polegadas de tamanho, o display pOLED exibido pela companhia traz a resolução Full HD+. A empresa revela que ele também pode, por exemplo, ser ajustado para o uso com 4,6" quando está no modo de "suporte".

DIsplay adaptável da MotorolaO display adaptável da Motorola ainda não tem data para estrear no mercado.

Por se tratar de um conceito, ainda não há uma data específica revelada para a chegada do display adaptável da Motorola no mercado.

Mais IA nos celulares e PCs

Durante a apresentação, também foram apresentados avanços em IA para os produtos da companhia. Citando que trata-se de um conceito, a empresa afirma ter desenvolvido "um modelo generativo de IA que é executado localmente no dispositivo para permitir que os usuários estendam seu estilo pessoal ao celular".

O exemplo dado pela companhia permitirá que um usuário faça o upload de uma imagem e, a partir disso, o sistema poderá criar imagens utilizando IA "que refletem o seu estilo". Assim, as imagens geradas poderão ser utilizadas como papel de parede, por exemplo.

Já o MotoAI é um assistente pessoal que funcionará tanto em celulares quanto em computadores. Ainda em desenvolvimento, o modelo de IA deverá funcionar de forma individual para cada usuário. Ele poderá ser utilizado para interação por voz ou texto.

"O conceito MotoAI é uma abordagem inovadora em resposta às últimas tendências em IA com grandes modelos de linguagem (LLMs)", cita a empresa em comunicado. A proposta é justamente executar essas operações diretamente dos dispositivos, o que pode fornecer mais privacidade.

Motorola IACelulares Motorola poderão "desamassar" documentos utilizando a ferramenta de scanner.

A companhia afirma que o assistente pessoal aprenderá com o uso ao longo do tempo, tornando a experiência mais dinâmica. Outros recursos de IA da Motorola anunciados hoje incluem:

  • Melhor digitalização de documentos, melhorando a qualidade da imagem;

  • Resumo de e-mails, conversas e relatórios utilizando IA;

  • Desfoque de informações relevantes e pessoais em imagens para redes sociais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.