YouTube testa IA que permite que usuários usem vozes de cantores em vídeos

1 min de leitura
Imagem de: YouTube testa IA que permite que usuários usem vozes de cantores em vídeos
Imagem: GettyImages

O YouTube está desenvolvendo uma ferramenta que usa inteligência artificial (IA) para modificar a voz de criadores de conteúdo, podendo até mesmo "transformar" youtubers em cantores famosos.

Segundo a Bloomberg, o serviço permite que o usuário cante em um vídeo e, em vez da própria voz, use um tom gerado artificialmente que se assemelha muito a uma celebridade do setor — como o rapper Drake, por exemplo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O YouTube está testando vários recursos de IA na plataforma ao mesmo tempo.O YouTube está testando vários recursos de IA na plataforma ao mesmo tempo.Fonte:  GettyImages 

Por enquanto, não há vídeos que demonstrem como o mecanismo funciona, mas fontes consultadas pela reportagem original afirmam que a ferramenta está pronta e até já poderia ser anunciada em setembro deste ano.

Procurada, a empresa não se pronunciou sobre o assunto. Já as gravadoras, segundo a Bloomberg, estariam dispostas a conversar sobre o licenciamento desses direitos. As negociações estão em andamento, mas são sigilosas e não há detalhes sobre a atual fase desse projeto.

Os dilemas de vozes por IA no YouTube

Antes da implementação, entretanto, o YouTube precisa rever questões envolvendo direitos autorais e a indústria fonográfica.

Copiar e reproduzir vozes de cantores ou cantoras exige a autorização dessas pessoas e das gravadoras que detêm os direitos sobre as músicas desses artistas. Por enquanto, o YouTube está negociando com alguns nomes do setor para ter acesso a esses materiais e melhorar o algoritmo do serviço.

Recentemente, a plataforma divulgou que deseja remunerar artistas por músicas com IA, mas ainda busca formas de equilibrar o uso de materiais gerados artificialmente e questões jurídicas. O Spotify, por exemplo, removeu as músicas criadas por um algoritmo que violem algum direito.

A tecnologia de geração de conteúdo também será usada no serviço de vídeos a partir da criação de fundos automáticos, especialmente no formato Shorts e para fazer resumos de conteúdos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.