WhatsApp substitui senhas tradicionais por login com chaves de acesso no Android

1 min de leitura
Imagem de: WhatsApp substitui senhas tradicionais por login com chaves de acesso no Android
Imagem: Unsplash/Reprodução

O WhatsApp anunciou nesta segunda-feira (16) o lançamento do login com chaves de acesso para todos os usuários na versão estável do mensageiro para o Android. A novidade, que substitui a autenticação de dois fatores via SMS, vinha sendo testada pelos inscritos no programa beta da plataforma desde o início de agosto.

Conforme revelou o serviço de mensagens em seu perfil oficial no X (antigo Twitter), o login sem senha é uma alternativa mais segura e pode ser feito utilizando a biometria, por meio de reconhecimento facial ou da leitura de digital, ou o método de bloqueio de tela escolhido previamente. Há ainda a possibilidade de usar o PIN de segurança do dispositivo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

As chaves de acesso do WhatsApp — ou passkeys, em inglês — poderão ser utilizadas na hora de configurar a conta no aplicativo em um novo dispositivo. Se você trocou de celular, por exemplo, terá a opção de usar o método para realizar a autenticação no smartphone recém-adquirido, após informar o número do telefone.

Mesmo com o lançamento, os usuários que quiserem ainda poderão utilizar o procedimento atual para autenticar a conta em outro aparelho. Isto inclui digitar o número do telefone, fornecer a senha, informar o código enviado pelo serviço da Meta ao celular e confirmar a ativação.

Quando chega ao iOS?

Embora tenha confirmado a estreia do login com passkeys no app para Android, a Meta não revelou se todos os usuários do mensageiro no sistema do Google terão acesso à função de chaves de acesso para autenticação da conta imediatamente. Como acontece com outros novos recursos, é provável que a distribuição aconteça gradualmente.

Desta forma, pode ser preciso aguardar mais alguns dias para utilizar a ferramenta de segurança recém-lançada, caso ela não esteja disponível em seu telefone neste momento. É importante verificar se o software está atualizado, com base na última versão disponível na Play Store.

Algo que a gigante da tecnologia também não informou é em relação à disponibilidade do login com chave de acesso no WhatsApp para iOS. Assim, não se sabe quando o recurso chegará ao iPhone.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.