Google começa a sugerir chaves de acesso no lugar de senhas para login

1 min de leitura
Imagem de: Google começa a sugerir chaves de acesso no lugar de senhas para login
Imagem: Google/Reprodução

O Google deu mais um passo no projeto para reduzir o uso de senhas para login e substituir essa forma de acesso por uma maneira mais simplificada de entrar nos serviços da empresa.

A partir deste mês, a companhia vai começar a sugerir que usuários que fizerem o login na conta Google — seja para acessar o Gmail, Google Drive ou outras plataformas do ecossistema — criem a própria chave de acesso (passkey).

A tela que vai aparecer no Android sugerindo a criação de uma passkey.A tela que vai aparecer no Android sugerindo a criação de uma passkey.Fonte:  Google/Reprodução 

Em maio deste ano, a companhia já anunciou a implementação dessa forma de login em todos os seus serviços, mas só agora ela deve começar a sugerir a troca.

Apesar de indicar a criação por padrão, entretanto, o Google ainda não vai obrigar você a usar esse método – ao menos durante essa fase de transição, a ideia é oferecer ao consumidor a escolha sobre qual forma de login utilizar daqui para frente.

O que são as chaves de acesso do Google?

As chaves de acesso do Google são formas de autenticar um login que trocam o uso de um código digitado por outra forma de confirmar a sua identidade. Esses métodos podem incluir leitura biométrica, reconhecimento facial ou um PIN, ativados no próprio aparelho ou em outro dispositivo de confiança, como o seu smartphone.

De acordo com a empresa, esse método é 40% mais rápido que inserir uma senha e pode ser mais seguro por usar um tipo de criptografia mais eficaz, além de evitar que você repita sempre a mesma senha em muitos serviços ou se esqueça dos códigos cadastrados em diferentes locais.

Se você não quiser esperar o aviso do Google e já quiser configurar uma chave de acesso para a conta, basta clicar aqui e seguir os passos para reduzir desde já o seu uso de senhas. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.