Como usar a API do WhatsApp Business na Black Friday?

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Imagem: WhatsApp

A Black Friday se aproxima e com ela os lojistas de todo o Brasil se preparam para um dos períodos de maior venda do ano. E um dos aplicativos mais usados hoje em dia para reforçar o atendimento e contato com seus clientes é o WhatsApp Business, a versão empresarial do mensageiro instantâneo.

E engana-se quem acha que usar o app só é possível da maneira tradicional, ou seja, pelo smartphone ou pela versão para PC. Com a utilização de uma API, você pode integrá-lo em seus sites e, até mesmo, programá-lo para que sozinho possa ajudar seus clientes via chat ou outros recursos.

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Hoje o TecMundo te ensina como usar a API no WhatsApp Business e as suas diferentes formas de integração. Confira!

O que é API?

A sigla API vem de Application Programming Interface, que em uma tradução literal seria Interface de Programação de Aplicação. Com ela, é possível que dois diferentes tipos de software façam uma única integração para a realização de um mesmo processo.

A API é muito utilizada em sites para a automação de processos que antes eram feitos de forma manualA API é muito utilizada em sites para a automação de processos que antes eram feitos de forma manualFonte:  GettyImages 

Ela é muito utilizada na automação de processos, como cadastro de itens em um sistema de logística, ou até mesmo para o atendimento automático de clientes em um site ou e-commerce. Dessa forma, o próprio sistema executa um protocolo, padrão para que funções rotineiras sejam executadas, sem a necessidade de ter uma pessoa para isso.

Como funciona o WhatsApp Business API?

O WhatsApp Business API foi lançado em 1º de agosto de 2018, junto com o maior período de crescimento da plataforma, principalmente em relação ao seu uso comercial. Ele chegou como uma solução para empresas de médio e grande porte, para a automação de serviços como atendimento e vendas.

Com isso, foi possível integrar o aplicativo a sites e lojas virtuais, além de ter funções automatizadas para dar conta das demandas. Além disso, graças a API, também foi possível permitir que diferentes funcionários pudessem utilizar o mesmo número, cadastrado no WhatsApp Business, para uma mesma função, como atendimento ao cliente, ou até mesmo a venda de produtos.

Hoje em dia, a integração do WhatsApp Business API mais popular é justamente com o ChatGPT. Graças a ela, é possível resolver desde pequenos problemas, como a compra de produtos, até soluções bem mais complexas, como quitação de dívidas bancárias. Tudo isso usando apenas a inteligência artificial para automatizar todo o processo.

O Chat GPT integrado à API do WhatsApp Business permite automatizar até mesmo o atendimento a clientesO Chat GPT integrado à API do WhatsApp Business permite automatizar até mesmo o atendimento a clientesFonte:  GettyImages 

Como usar API no WhatsApp Business para auxiliar nas vendas durante Black Friday?

Hoje em dia, o WhatsApp é de longe um dos principais meios de comunicação aqui do Brasil. Segundo o instituto We Are Social, 93,4% da população brasileira possui uma conta no aplicativo de mensagens instantâneas. Além disso, cerca de 79% deles se comunicam com as empresas por meio do app, segundo uma pesquisa da Opinion Box.

Sendo assim, ter uma API do WhatsApp Business em seu site ou loja virtual, pode significar o aumento das vendas – especialmente durante o período de alta demanda da Black Friday. Isso porque, com o recurso você pode ter mais agilidade para o atendimento com seus clientes e criar um ambiente automatizado para as compra e venda.

Para sites e lojas virtuais com uma ala demanda de venda, a API do WhatsApp Business  pode ser uma solução para o períodoPara sites e lojas virtuais com uma ala demanda de venda, a API do WhatsApp Business  pode ser uma solução para o períodoFonte:  GettyImages 

Para fazer a integração, é preciso contar com desenvolvedores que sejam capacitados para fazer esse tipo de serviço. Isso porque, embora toda a interface de utilização do WhatsApp seja bem simples, o mesmo não podemos dizer da aplicação da sua API.

O ideal é que você faça a contratação de funcionários ou empresas que tenham experiência nessa função. Para isso, peça para consultar o portfólio de clientes, onde você pode visualizar os serviços que foram aplicados e os respectivos resultados que eles tiveram depois da aplicação.

Opte por funcionários ou empresas que já tenham experiência com a implementação da API do WhatsApp BusinessOpte por funcionários ou empresas que já tenham experiência com a implementação da API do WhatsApp BusinessFonte:  GettyImages 

Além disso, é preciso ter em mente o que você exatamente necessita da API do WhatsApp Business. Caso a sua empresa não tenha uma grande demanda de vendas e, principalmente, contato constante com seus clientes, não é necessário gastar uma grana alta para uma função onde qualquer funcionário pode fazer de uma forma prática e direta.

Ao mesmo tempo, não é desejado que praticamente todos os processos sejam feitos de forma automatizada com a API do WhatsApp Business. Lembre-se sempre que o intuito dela é auxiliar em altas demandas, e não deixar que todo o funcionamento da sua loja ou e-commerce fique "terceirizado" à inteligência artificial ou funções programas. Sendo assim, faça um bom planejamento antes de investir no recurso.

Gostou do conteúdo? Se você é um empreendedor e deseja ficar por dentro de algumas dicas para impulsionar suas vendas na sexta-feira mais esperada do ano, continue de olho aqui no portal. Até mais!

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