Dia do Podcast: consumo entre brasileiros cresceu 28% em 2023, segundo o Spotify

1 min de leitura
Imagem de: Dia do Podcast: consumo entre brasileiros cresceu 28% em 2023, segundo o Spotify
Imagem: Spotify/Divulgação
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O Spotify, para comemorar o Dia Internacional do Podcast, que ocorre neste sábado (30), liberou um estudo sobre o consumo dos usuários. Atualmente, a plataforma conta com mais de 5 milhões de programas disponíveis e mais de 100 milhões de ouvintes ao redor do mundo. 

No Brasil, somente neste ano, registrou-se um aumento de 28% no consumo de podcasts, acompanhado por um crescimento de 36% na produção destes programas. Segundo os dados do Spotify, o Brasil lidera na América Latina, superando Argentina, Chile, Colômbia e México na quantidade de horas ouvidas.

O Brasil é um dos maiores mercados de podcast da América LatinaO Brasil é um dos maiores mercados de podcast da América LatinaFonte:  GettyImages 

Os brasileiros ouvem uma média de 7,5 horas por semana, sendo terça-feira o melhor dia. Dentre os seus temas favoritos, destacam-se saúde, fitness, artes e comédia. E para aproveitar o engajamento do público, o Spotify anunciou algumas novidades exclusivas.

Em comunicado oficial, o Spotify anunciou que, para o Brasil, um dos mercados de podcast que mais cresce, eles irão reforçar seu compromisso em apoiar a comunidade de criadores por meio de diversas iniciativas, incluindo:

  • Spotify Podcast Festival: o evento, que ocorrerá em novembro, e irá conectar fãs e criadores por meio de sessões ao vivo.
  • Estúdio Making Space: os criadores do Brasil terão um estúdio gratuito com equipamentos necessários para gravação de conteúdo.
  • Programa Spotify Labs: os podcasters brasileiros terão acesso a uma iniciativa para aprender sobre estratégias para desenvolver podcasts no Spotify

Novidades para podcasts no Spotify

O Spotify ainda anunciou novidades no aplicativo de streaming, confira a seguir.

Transcrições mais ricas e fáceis de acompanhar

As transcrições são geradas automaticamente e sincronizadas com o tempo — tornando-as mais acessíveis visual e textualmente.

Expansão dos capítulos de podcast

Agora os usuários podem encontrar os capítulos dentro de um episódio, oferecendo maior controle sobre as sessões e facilitando encontrar informações à medida que o episódio avança.

Os episódios serão divididos em capítulos.Os episódios serão divididos em capítulos.Fonte:  Spotify 

Atualizando as páginas do Podcast Show

Os usuários poderão contar com um conteúdo adicional para conhecer mais um podcast antes mesmo de ouvi-lo. Na nova guia “Sobre”, será possível encontrar descrições, imagens e recomendações de episódios pelos criadores. Outra novidade é que os usuários poderão receber recomendações para outros programas na aba “Mais como este”.

--

Microfone Fifine K670

Imagem: Microfone Fifine K670
Imagem: Tecmundo Recomenda

Microfone Fifine K670

Com configuração descomplicada e som de alta qualidade, o microfone Fifine K670 é conectado via USB e conta com flexibilidade e portabilidade. Possui frequência mínima de 50kHz - 15kHz.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.